Unhas perfeitas? 10 passos para consegui-las em casa

dicas|Moda|Unhas

Fazer as unhas em casa e sozinha requer dedicação, e para que o resultado fique impecável, é preciso estar atenta a todas as etapas da manicure. Além de prestar atenção na aplicação, nos borradinhos laterais e na cobertura escolhida, saber preparar as unhas antes de tudo isso é fundamental, já que ninguém quer que o esmalte descame no dia seguinte, não é? Então vem conferir os dez passos que nós preparamos para você aproveitar a quarentena!

1 – Tire o esmalte das unhas com removedor e algodão

O primeiro passo é retirar o esmalte usado anteriormente, mas sem danificar e ressecar as unhas. Molhe um pedaço médio de algodão em um removedor de esmaltes – de preferência sem acetona – e pressione-o durante alguns segundos sobre a unha, o que fará o esmalte amolecer. Depois, é só mover o algodão em direção à ponta do dedo para que o esmalte saia com mais facilidade. Se sobrar esmalte em algum cantinho, basta retirar com o algodão enrolado no palito de laranjeira.

2 – Corte e lixe

Se as unhas estiverem compridas demais, não passe a lixa comum em diversas direções até que fiquem no tamanho desejado, pois isso pode enfraquecê-las e fazer com que quebrem. O segredo é cortar as unhas primeiro para, só então, usar a lixa para moldar o tamanho e o formato que você quiser. Incline-a para trás, lixando apenas em uma direção. Se quiser unhas no formato quadrado, lixe as laterais para evitar qualquer descamação. Já se preferir elas mais arredondadas, lixe em um só movimento de um canto ao outro dos dedos.

3 – Use a lixa

Depois de moldar as unhas no formato que você quer, use uma lixa polidora na superfície delas, com movimentos bem leves, até que fiquem lisas, sem ondas ou descamações. Esse tipo de lixa, geralmente, é feita de espuma e em forma de bloco para ajudar na hora do polimento e na remoção das células mortas e impurezas da superfície, como possíveis restinhos de esmalte.

4 – Limpe o excesso removedor dos dedos

Depois de tirar o esmalte anterior das unhas, é preciso limpar o removedor que ficou nas pontas dos dedos. Basta lavar as mãos com um sabonete neutro ou mergulhar os dedos em um recipiente com água limpa. Depois, é só secar bem as mãos com uma toalha limpa. Fazer este passo depois de lixar e polir as unhas é fundamental, pois com elas secas, evita-se possíveis quebras na hora de lixar.

5 – Aplique um hidratante para mãos

Depois de secar bem os dedos, aplique um creme hidratante para as mãos, massageando bem entre os dedos, por cima das unhas, embaixo delas e também nas cutículas. Para quem escolhe retirar essas pelinhas, a dica é aplicar um creme removedor específico para cutículas: use uma espátula para empurrá-las levemente para cima, e o excesso será retirado no passo seguinte com o alicate. Quem deixou de tirar as cutículas e apenas as hidrata também pode – e deve – intensificar a hidratação nessa área para que o redor dos dedos não fique ressecado.

6 – Use o alicate com moderação

O alicate é útil até mesmo para quem não tira mais as cutículas na hora da manicure: nesse caso, corte apenas as pelinhas que estão muito aparentes e que estão incomodando. Já para quem vai retirar a cutícula, o segredo é não exagerar, já que são elas que mantém a saúde das unhas. Depois de empurrá-las com a espátula, retire a pele que “subiu”, ou seja, que está descolada da superfície das unhas.

7 – Aplique a base fortalecedora de unhas

Pintar as unhas com o esmalte escolhido é a parte mais legal da manicure, mas sem a base, não há cor que dure! Aplique uma camada de base fortalecedora em cada unha, e espere alguns minutinhos até que ela esteja completamente seca. Dessa forma, ela vai formar uma superfície para a cor durar mais, além de deixar as unhas protegidas e mais lisinhas.

8 – Pinte as unhas com o esmalte escolhido

Com a base seca, é hora de aplicar a cor escolhida! Comece com uma pincelada no centro das unhas, de cima até as pontas. Depois, pincele cada lateral e, por último, passe o pincel nas pontas de todas as unhas para selar o esmalte. Espere esta camada secar e repita o processo em cada dedo. Para quem ainda não tem muita habilidade, vale esperar as unhas de uma mão secarem primeiro, para só então, aplicar o esmalte na mão seguinte.

9 – Aplique a cobertura intensificadora da cor

Com a segunda camada de esmalte seca, use a cobertura intensificadora da cor por cima da esmaltação. O produto vai garantir que o esmalte dure mais, além de dar um acabamento ultra brilhoso à manicure. Outros finalizadores como cobertura extra-brilho ou cobertura fosca também podem ser usados, e a dica é a mesma para todos eles: é preciso esperar alguns minutinhos para que sequem totalmente e não borrem o esmalte.

10 – Limpe os cantinhos das unhas

O último passo é limpar os borradinhos de esmalte que ficam nos cantos dos dedos. Envolva um pedaço pequeno de algodão em um palito de laranjeira e molhe no removedor de esmaltes. Depois, passe o palito de baixo para cima das unhas, começando pela área próxima as cutículas, e terminando pela parte superior do dedo, fazendo o contorno.

Pronta para alcançar as unhas perfeitas nessa quarentena?!

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter