As pessoas em situação de rua em Fortaleza estão, desde a última sexta-feira (4), com um abrigo a menos. A Unidade do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop, da Rua Antônio Pompeu, encontra-se temporariamente fechada para reparos em virtude de danos causados por alguns usuários do espaço.
De acordo com a Prefeitura, um grupo de cinco moradores de rua realizou uma quebradeira no local, após terem sido informados que o abastecimento de água estava suspenso. Deixando como saldo do prejuízo algumas pias, chuveiros e portas da unidade quebradas.
O secretário titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SETRA), Cláudio Ricardo, disse que a demanda no Centro é muito grande, e que mesmo possuindo caixa d´água, houve um momento em que a pressão diminuiu. “A questão da água não estava sob a nossa jurisdição, foi interrompido para o serviço da Cagece”, explicou. Cláudio Ricardo disse ainda que os serviços de recuperação já foram iniciados e que as pessoas que eram acolhidas no local estão sendo encaminhadas para a unidade do Benfica e ara o Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua, localizado na Rua Sólon Pinheiro.
O Centro Pop é um espaço de referência para que qualquer pessoa em situação de rua possa procurar serviços de acesso à documentação oficial, Cadastro Único para Programas Sociais, atividades socioeducativas e artísticas. Além de atendimento especializado oferecido por profissionais que auxiliam a resolução das suas demandas, o local oferece alimentação e permite que os usuários possam cuidar de sua higiene pessoal.
A unidade localizada na Rua Antônio Pompeu, no bairro José Bonifácio, foi inaugurada em junho deste ano. Tendo capacidade máxima para 200 pessoas, a média de atendimento diária é de 120 por dia. A previsão de reabertura da unidade é para próxima segunda-feira (14).
Fotos: Reprodução.