O que lhe vem à mente quando lhe perguntam qual a comida típica do Brasil? Sendo um país tão grande, chega a ser difícil responder essa pergunta, certo Mas uma coisa ninguém pode negar: o arroz e feijão fazem sucesso nos pratos de praticamente todo o país. A mistura é extremamente nutritiva e inspirou uma pesquisa de uma universidade, que desenvolveu um biscoito usando os mesmo ingredientes. E o melhor: nutritivo e sem glúten!
O laboratório de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp) foi o responsável pela pesquisa e criação do biscoito que eles chamaram de Brasileirinho. Eles desenvolveram o produto combinando arroz e feijão de uma forma que o resultado fosse um alimento rico em nutrientes, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas, minerais e outras propriedades. E isso feito de uma forma que o consumo em separado dos mesmos alimentos não ofereceriam.
O biscoito, além de saboroso e nutritivo, é altamente recomendado para pessoas com restrição alimentar, como a Doença Celíaca. Isso porque ele é totalmente sem glúten. E também isento de ingredientes de origem animal, tornando-o apto para dietas veganas e vegetarianas.
Cada porção de seis biscoitos equivale a uma colher e meia de arroz e feijão. Isso torna o Brasileirinho uma alternativa ideal para quem está sempre correndo e troca o almoço por lanches e snacks. O produto agora está em processo de patente e registro, para que possa ser comercializado.
Fotos: Reprodução