É tão bom quando a gente se depara com novas informações relacionadas aos avanços da medicina, e melhor ainda é quando dois estudos comprovam a eficácia dessa novidade! Foi o que aconteceu com um medicamento que diminui o risco de transmissão do vírus entre casais heterossexuais sorodiscordantes – em que apenas um deles tem o vírus HIV.
Uma dose oral diária de medicamentos antirretrovirais usados no tratamento da aids pode reduzir de forma eficaz a transmissão do vírus! É o que afirma os estudos feitos pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA e outro financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, conduzido pela Universidade de Washington.
Os estudos comandados pela CDC, envolveram mais de 1,2 mil homens e mulheres em Botswana, na África, na qual uma parte recebeu doses de Truvada e outras de Placedo; já as pesquisas da Universidade de Washington, foram realizadas com 4,7 mil casais do Quênia e Uganda, no entanto, os parceiros não infectados pelo HIV foram divididos em três grupos, cada um tomou os seguintes medicamentos: Truvada, Viread e placebo. E assim foi possível constatar que os riscos de infecções reduziram em até 78%!
“São resultados animadores. Agora temos conclusões de dois estudos que mostram que a profilaxia pré-exposição pode ser usada por heterossexuais, que são a população mais atingida pelo HIV em todo o mundo”, afirmou Kevin Fenton, diretor do CDC.