Usuários do Facebook vêm postando menos sobre sua vida pessoal

Comportamento|Estilo de Vida|Redes Sociais

Considerado por alguns como um verdadeiro “diário virtual”, sempre foi comum encontrar na rede social Facebook desabafos, indiretas e posts passivo-agressivos de alguns de nossos amigos virtuais. Na verdade, todos somos culpados deste pecado até certo ponto. Entretanto, tudo indica que essa era de “excesso de partilha” está entrando em extinção.

Com cerca de 1,6 bilhão de usuários, os adeptos do Facebook vêm postando menos sobre sua vida pessoal e compartilhando mais conteúdo de terceiros, como notícias, memes e vídeos. É o que apontam dados confidenciais da empresa divulgados pelo The Information, um site sobre notícias de tecnologia.

Por que isso vem acontecendo?

As postagens pessoais passaram para audiências menores do Snapchat, do Instagram e de outros serviços de mensagens. É possível que os usuários venham se mostrando menos dispostos a postar sobre suas vidas devido ao aumento de suas listas de amigos. O que, convenhamos, pode fazer com que qualquer pessoa nem sempre se sinta à vontade em compartilhar coisas pessoais sabendo que essas postagens podem não ser relevantes para todos os contatos.

facebook 2

Fim da Rede?

Preocupados com a questão, o Facebook está trabalhando para combater a queda nas postagens de conteúdo original e pessoal dos usuários, pois a falta desses conteúdos pode afastar os internautas. Para isso, o CEO Mark Zuckerberg tem falado nas reuniões de equipe da rede social este ano sobre a necessidade de inspirar as postagens pessoais.

Na última terça-feira (5), por exemplo,  Zuckerberg fez um discurso em vídeo para os usuários do Facebook incentivando-os a postarem vídeos ao vivo do que quisessem, pontuando que até mesmo atividades comuns, como um corte de cabelo, podem entreter os espectadores quando realizadas em tempo real. Mais de cinco milhões de pessoas assistiram a esse vídeo.

Tudo que algumas pessoas até exageram nos desabafos, mas se a timeline se tornar um simples feed de notícias e memes, será que ainda vamos nos sentir tão motivadas a visitar o site?

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter