A partir da inovação impulsionada pela união entre design e artesanato, estilistas, artistas, designers e criativos formulam novas idéias de negócios com propostas de manter vivas as tradições ligadas ao fazer artesanal.
Durante o V Fórum Cearense de Artesanato, realizado no Circuito Fenacce 2022, foram apresentados cases de negócios artesanais que desenvolvem produtos e projetos por meio da colaboração entre artesãos, técnicos e empreendedores. O evento contou com o apoio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e do PAB – Programa de Artesanato Brasileiro.
>> Confira todos os painéis do V Fórum Cearense de Artesanato no youtube da Fenacce
Inovação e arte do Ceará
No Ceará, entre os projetos de negócios artesanais que se tornaram referência está o da marca “Catarina Mina” idealizado pela designer Celina Hissa, que produz bolsas, roupas e acessórios de palha, renda e crochê feitos por artesãs do interior do Estado. O projeto já tem cerca de 300 páginas de artesãs, que estão na etiqueta de cada peça que produzem.
4ª Fenacce
Realizada pela A&M Promoções e Eventos em parceria com o Sindieventos CE, a 4ª Feira Nacional do Artesanato e Cultura (Fenacce) acontece em setembro, de 16 a 25, no Centro de Eventos de Fortaleza e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e CeArt, do Sebrae, da ApexBrasil e do PAB- Programa do Artesanato Brasileiro.
Fotos/Fonte: Assessoria
Pátio Hype