A partir desta quarta-feira (26) até sábado (29), o Passeio público recebe oficinas, mesas redondas, shows e muito mais na programação do V Memórias de Baobá, realizado pelo Núcleo de Africanidades Cearenses (Nace), da Faculdade de Educação da UFC, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza. Nesta edição, o tema será “Memórias das africanidades: na roda, na ginga e na escola, a resistência se reelabora”.
As diversas atividades são voltadas para a formação de professores, estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação e demais setores envolvidos no ensino das africanidades nas escolas.
O V Memórias de Baobá se concentrará em torno do baobá centenário que fica na Praça do Mártires (Passeio Público) em Fortaleza, sempre a partir das 8 horas, seguindo até o final do dia. A programação trará minicursos, conferências, palestras, vivências, rodas de conversa e de formação, além da apresentação de trabalhos científicos. Atividades que serão ministradas por 32 convidados, entre brincantes, mestrandos, mestres e doutores de diversas Universidades Estaduais e Federais do País.
Entre os temas que serão debatidos e trabalhados nas oficinas e minicursos estão: “Culinária Afro”, “Negritude e Letramento”, “Pretagogia: Currículo, Africanidades e Produção Didática”, “Ensino Superior, Afrodescendência e Formação de Professores”, “Produção literária: Mulheres negras e poesia”, “Cantigas de capoeira na escola”, Patrimônio Cultural: Diálogos entre o Amapá e o Ceará”e muito mais. Para mais informações: http://www.memorias-de-baoba.
Serviço:
V Memórias de Baobá
Data: De 26 a 29 de novembro de 2014, a partir das 8 horas
Local: Passeio Público – Rua Dr. João Moreira, s/n – Centro
Programação gratuita
Fotos: Reprodução