Vacinação contra HPV tem início nos postos de saúde de Fortaleza

Acontece|Fortaleza|Saúde

O câncer do colo de útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no País, ficando atrás apenas dos de mama, brônquios e pulmões. Uma das formas de reduzir esse quadro é através da vacina contra o HPV. Além de disponível em hospitais particulares, a vacina também passou a ser aplicada gratuitamente na rede pública de saúde em meninas de 9 a 13 anos.

Visando intensificar as ações contra o HPV, a Prefeitura de Fortaleza intensifica a oferta de vacinas até o dia 15 de abril. A meta é vacinar cerca de 80% da população nessa faixa etária, que consiste em aproximadamente 106 mil pessoas. Lembrando que a Secretaria Municipal da Saúde orienta que garotas de 9 a 26 anos vivendo com HIV também devem procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar a vacina, que é gratuita.

O esquema vacinal para as meninas de 9 a 13 anos de idade consiste na aplicação de duas doses no intervalo de seis meses, já as mulheres até 26 anos devem ter a aplicação de três doses em intervalos de dois e seis meses, após a primeira aplicação. Além dos postos de saúde, as ações de vacinação ocorrem ainda nas escolas públicas e privadas, conforme as atividades das unidades de saúde.

HPV 2

A vacina ofertada pela rede trata-se da quadrivalente, que protege contra quatro subtipos do vírus do HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e os subtipos 6 e 11, por 90%, das verrugas anogenitais.

Com a vacinação, Fortaleza e o Brasil irão reduzir essa mortalidade e o número de casos da doença. A adoção pelo País da vacinação poderá fazer com que essa seja a primeira geração de mulheres livre do câncer do colo do útero.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter