Vacinação contra o sarampo é prorrogada

Acontece

Campanha segue até sexta-feira, devido à baixa procura

vacina

A vacinação contra o sarampo será realizada até a próxima sexta-feira (14). Motivo é a baixa procura pela imunização. Até ontem, 94% das crianças com menos de um ano estavam vacinadas, porém as de faixa etária alvo da campanha, de seis meses a cinco anos, o índice está bem abaixo do esperado, com apenas 53%, distante da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A campanha, que deveria ter terminado no último domingo (9), segue até o final da semana em 52 postos de vacinação na Capital. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará, 105.497 crianças foram vacinadas em Fortaleza. A expectativa é que 160.551 recebam a imunização, a fim de diminuir os casos da doença.

O primeiro caso de sarampo foi registrado no dia 25 de dezembro, após 15 anos sem nenhum indício da doença na cidade. De lá até o dia 7 de fevereiro, houve 265 suspeitas e 62 confirmações. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, esse número aumentou, pois na última semana mais 11 casos foram confirmados.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, com transmissão respiratória. Os principais sintomas são manchas avermelhadas na pele, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite e manchas brancas na parte interna das bochechas. Para a prevenção, o Ministério da Saúde recomenda uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetraviral, que protege contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela, aos 15 meses de idade.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter