Vai aderir ao estilo SWAG?

Moda|Tendências

Não é de hoje que o termo “SWAG” aparece por aí. Presente na moda, nas redes sociais e na música, em letras de Justin Bieber e Bonde da Stronda, trata-se de uma gíria inglesa que diz respeito à forma que a pessoa se apresenta. O termo remete à aparência e personalidade. Para simplificar: o SWAG é o novo cool.A palavra é escocesa e deriva de outra, “swagger”, que se refere à maneira que os escoceses andam. Ela também admitiu um significado polêmico através do acrônimo “Secretly We Are Gays” (Somos gays, secretamente). Certamente, você já esbarrou em algum meme com esses dizeres internet afora. Na música, acredita-se que o primeiro a usar foi o rapper Jay-Z, em 2001, na música “All I Need”.

Mas o foco dessa matéria é discutir a tendência de moda SWAG. Ela cai perfeitamente para aqueles que curtem rap, hip hop e/ou R&B. Sabe aquelas correntes no pescoço? Aqueles blusões? Os acessórios extravagantes e o visual mais descontraído? SWAG puro! Ah, claro, não podemos esquecer dos bonés de aba reta (super em alta!) e os tênis ousados, tipo os sneakers (alguém mais lembrou do Pharrell Williams?).

swag-boys

Cai super bem para quem não teme (e até curte) chamar a atenção, porque acreditem: mesmo na moda, é inevitável. Ao mencionar que o estilo lembra outros estilos, mas musicais, como hip hop e similares, é indispensável comentar que tem que ter atitude, não é? O que você veste acaba sendo um reflexo da sua forma de pensar, em outras palavras, se você curte rap e se veste como rapper, seu figurino fala muito sobre você. O berço da “ostentação” não foi no funk, gente. Quem costumava assistir os clipes da MTV há dez, quinze anos atrás, sabe disso perfeitamente.

Era nos clipes de 50 cent e Snoopy Dogg que começaram a aparecer os dentes de ouro, o pingente de cifrão (rs). Largas calças, jaquetas colegiais, além dos moletons e das t-shirts são o que há de mais clássico no estilo. Lá fora, o estilo até se mistura com um tom mais esportivo, principalmente nos Estados Unidos, que tem uma influência do basquete e do beisebol. O pessoal que gosta de se inspirar em galerias de street style (tem uma lá embaixo para você fazer isso!) com certeza se deparou com duas ou três referências, inclusive no público feminino. Ah, no caso das meninas, a maquiagem também conta, viu? Pode ser simples, mas um olho esfumado ou bem delineado e um batom não podem faltar.

E claro que a moda investe nisso! Redes de fast fashion, como a C&A e a Riachuelo, só neste ano, criaram duas coleções com uma pegada mais street. No caso da C&A, em parceria com a CAPRICHO, em março, criaram uma coleção que contou com jaquetas, t-shirts, shorts, entre outros itens bem no estilo. Já a Riachuelo, na campanha especial para o dia dos namorados, também rolou muito do gênero. Aliás, uma coleção lançada anteriormente, em fevereiro, a Sport Urban, também teve influência do SWAG e fez o maior sucesso.

Para se inspirar, também podemos citar os famosos: Justin Bieber, Miley Cyrus, Ciara, Rihanna, Wiz Khalifa, Nicki Minaj e Rita Ora, entre muitos outros.

famosos-swagAlguns até acham que o SWAG tem um quê de básico, mas cadê, gente? Haha Embora alguns looks sejam despretensiosos, o estilo não tem nada de simples e combiná-lo exige muita autenticidade. Quer ver? Então, dá uma olhada na nossa galeria de street style!

E aí, o que achou? Vai aderir ao SWAG? Conta para a gente!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter