No Brasil a data não é comemorada, mas nem por isso deve ser esquecida! Hoje, casais mundo a fora trocam presentinhos, bilhetes, cartas apaixonadas e fazem surpresas bem intencionadas. Assim, é o Valentine’s Day! Então, em outros países, como nos Estados Unidos, Itália e Canadá esse é o dia do ano em que mais deve haver demonstrações de amor!
A data é em homenagem a São Valentim, devoto a ideia do amor puro e verdadeiro. Surgiu assim o termo americano Valentine’s Day. Na verdade, existem dois santos com o mesmo nome e um deles foi também padre e mártir. Ele viveu nos tempos do Império Romano, ainda na época da perseguição aos cristãos, por volta do ano 269.
Diz a lenda que o imperador Cláudio II priorizava sempre as guerras e o sucesso de seu exercito, deixando em segundo plano a família. Para ele, soldados solteiros e sem filhos eram bem melhores dos que os casados e com crianças, pois não tinham medo de morrer e deixar a família desamparada.
A partir dessa conclusão, o imperador Cláudio II resolveu proibir os casamentos. Isso mesmo! Mas, São Valentim teve coragem suficiente para desafia-lo e continuar com as cerimônias, que realizadas em segredo. Entretanto, o padre e mártir foi descoberto, preso e executado.
O outro São Valentino também viveu na mesma época e levava uma vida bastante simples. Extremamente bondoso com as crianças, era querido por todos. Mas, por recusar-se a adorar os mesmos deuses que os romanos, foi preso. Durante o período em que passou na prisão recebia vários bilhetinhos e mensagens de carinho das crianças. Esses bilhetes foram considerados os primeiros cartões do dia dos namorados, que fora do Brasil também é uma data para lembrar de amigos e pessoas queridas, não só dos parceiros.
Esses cartões que trocamos com os amados hoje em dia foram criados há muito tempo mesmo! Ainda em 1800 e eram super enfeitadas, coloridos, com figuras de pássaros e muitas flores. Claro, hoje o humor também faz parte dos cartões do dia dos namorados.
Mas, cada país tem seu jeito de comemorar a data e lembrar das pessoas queridas. Na Itália são feitos banquetes, na Inglaterra as crianças cultivam o hábito de cantar e recebem dos pais doces e balas. Já na Dinamarca todo mundo troca flores, as chamadas “flocos de neve”. Nos Estados Unidos a data é responsável por movimentar a economia e aquecer as vendas em livrarias, lojas de departamento e floriculturas.
É sempre bom lembrar que tanto o Valentine’s Day ou o nosso dia dos namorados são ocasiões especiais e com um motivo há mais para manifestações de amor. Mas, todo dia é dia de dizer “Eu te amo”.
O No Pátio relembra adois filmes que tratam do tema e são ótimos para rever ao lado de quem se ama. São todos leves, engraçados e com final feliz, que é o mais importante!
Idas e Vindas do Amor (Valentine’s Day)
Eu odeio o dia dos namorados ( Hate Valantine’s Day)
Fotos: Reprodução