Valores na infância

Comportamento|Crianças

Os valores devem ser sempre repassados para as crianças, toda hora é hora. Transforme seu filho em uma pessoa melhor para o mundo e para ele mesmo 

valores_nopatio

Os valores são heranças que os pais podem passar para os filhos, que ninguém jamais irá tirar deles e que serão bem utilizados se forem ensinados acompanhados de bons exemplos. As crianças de hoje serão os adultos de amanhã. Por que não deixar o mundo melhor ensinando-as a tratar melhor os outros e a si mesma? Confira os valores que você não pode deixar de ensinar.

Fraternidade e Gentileza 

valores1_nopatio

Nunca humilhe os outros, nem deixe que seu filho faça isso. Se está com problemas com alguém, fale com carinho e pessoalmente. Reagir no momento de uma provocação nos faz dizer coisas que não queremos. E todo mundo merece uma segunda chance. Quem sabe não foi só um mal entendido?

Seja sempre cortês com todo mundo. Ensine as crianças a usar as famosas “palavras mágicas”: por favor, com licença e obrigado. Sorria sempre e seja gentil, é mais fácil conseguir conseguir o que se quer assim. Ofereça ajuda, não custa nada ajudar a senhora que mora do outro lado da rua a tirar as compras do carro e levar para casa, não é?

Humildade 

Trate todos da mesma forma. Ensine seu filho que o gari e o gerente do seu trabalho tem a mesma importância em diferentes funções. Respeite-os. Ensine-o a ouvir as críticas com atenção, a admitir quando estiver errado e que não há que se envergonhar ao pedir desculpas. Todo mundo erra e merece uma segunda chance. Ajude-o a aprender com o próprio erro.

Responsabilidade 

Cumprindo suas obrigações, você acaba ensinando a criança a chegar no horário na escola, a fazer os deveres de casa, usar a mesada com responsabilidade e a respeitar os acordos. Mas entenda que maturidade e responsabilidade não são sinônimos de chatice e caretice.

Otimismo e Ousadia 

valores2_nopatio

Veja sempre o lado bom das coisas. Faça disso um exercício diário e treine com as crianças. Ensine que os conflitos são necessários, apesar de serem ruins, pois crescemos com eles. Diga sim! Procure sempre uma razão para agir e incentive as crianças a fazer o mesmo. Que tal começar tirando as rodinhas da bicicleta e ensinando-o a andar de verdade?

Apesar de vida inteira pela frente, a vida e principalmente a infância é curta. Arrisque-se! Não guarde declarações de amor sinceras, incentive as crianças a se amarem mais. Seja ousada e permita que seus filhos também sejam!

Perseverança 

Não desista! Se tem uma ideia que acredita, invista! No caso das crianças, ensine-as a argumentar e a persistir no que quer. Não permita que ela desista obstáculo. Se ele não vai bem em matemática, planeje um incentivo para que ele se esforce mais. Mostre que você se importa com as conquistas dele.

Solidariedade e Lealdade

valores3_nopatio

Compartilhe, divida, doe. Quando você doa, o velho via novo. Antes de comprar um brinquedo novo, junte dois ou três que estão guardados a muito tempo e doe para uma criança que não tem. Assim como você ficou feliz ao ganhar ou comprar algo, a criança que irã receber terá a mesma alegria.

Seja leal! Ensine as crianças o valor da família e da amizade, que precisamos estar sempre a postos para socorrer quem nos pede ajuda. Hoje em dia, não se pode mais confiar em muita gente. Então, se um amigo conta com você, não o decepcione. Valorize a todos que estão o seu redor.

Flexibilidade

Dance conforme a música. Seja maleável, pois permite que você se curve sem se quebrar. É necessário se adaptar a todas as situações. Saber a hora de ceder não é mesmo que covardia ou falta de convicção. Demonstra sabedoria.

Compaixão e Tolerância 

valores4_nopatio

Esteja sempre atenta ao sentimentos dos outros. Sensibilize-se quando os outros enfrentarem dificuldades, mesmo tendo diversos problemas. Ajude sem esperar algo em troca e ensine isso as crianças.

Aceite a maneira de pensar das pessoas, as diferenças. Muitas crianças brigam entre si por não saber respeitar o pensamento do outro. Se as opiniões não forem radicais, a vida fica melhor. É sempre bom saber respeitar o outro e assim conviver com várias pessoas diferentes, agregando mais valor a si mesmo.

Integridade 

Seja sempre justa e sincera. Não permita que as crianças mintam. Não seja grosseira ao dizer uma verdade, faça o que deixa em paz com seus valores. Ensine a criança que independente dela ser popular ou não, precisa ser quem ela é.

Ensinar bons valores para as crianças não tem hora, mas que tal aproveitar que as férias estão acabando e incentivar as crianças a voltar as aulas tratando os colegas da melhor forma possível? Com certeza, o ano letivo será mais agradável para todos.

Fotos: Reprodução 

Inscreva-se na nossa newsletter