Não faz muito tempo que fizemos aqui uma importante homenagem ao cantor Jerry Adriani, que faleceu no último domingo. E agora estamos aqui mais uma vez, agora para relembrar um querido cearense que foi de extrema importância para a música brasileira.
Estamos falando de Belchior, que apesar de estar longe dos holofotes e dos estúdios há bastante tempo, sempre foi um ícone da MPB. Parte importante de seu trabalho foi feito durante as décadas de 1970 e 1980, e influenciou uma geração de pessoas – e artistas. E exatamente para relembrar como a obra de Belchior foi importante para a música como um todo, separamos os melhores vídeos de diferentes artistas interpretando de forma incrível os maiores sucessos do cantor.
Elis Regina – Como Nossos Pais
Sem dúvidas, o ícone de uma geração interpretado por uma das maiores artistas que esse país da viu. Como Nossos Pais é uma das mais conhecidas composições de Belchior e ganhou uma dimensão ainda maior após ser gravada por Elis Regina.
Los Hermanos – À Palo Seco
Mostrando que Belchior influenciou diversas gerações de músicos, os meninos dos Los Hermanos trataram de gravar À Palo Seco, trazendo o nome do cantor de volta à tona e mostrando-o para muitos jovens que até então não o conheciam tanto.
Fagner – Paralelas
Uma parceria que deu certo. Assim podemos descrever o trabalho de Fagner e Belchior juntos. Várias foram as composições em que os dois cearenses colaboraram um com o outro, e para esta nossa homenagem, escolhemos Paralelas. Impecável.
Roberto Carlos- Mucuripe
Sim, o rei também já gravou uma música de Belchior, feita em parceria com Raimundo Fagner. Mucuripe é, sem dúvidas, um dos mais belos retratos de Fortaleza em formato de música.
Casa do Blues – Belchior Blues
Para fechar a lista, mais do que uma canção, temos uma playlist inteirinha! Diversos artistas cearenses que integram a chamada Casa do Blues – dentre eles, Felipe Cazaux, Blues Label, Artur Menezes e outros – gravaram um disco inteiro com versões blues dos grandes hits de Belchior.
Que Belchior possa descansar em paz e que fiquemos com uma de suas mais conhecidas frases “Amar e mudar as coisas me interessa mais”.
Amemos!
Fotos e vídeos: Reprodução