Vegano – Cinco dicas que podem facilitar o processo de transição

Alimentação|Comportamento|Estilo de Vida

O veganismo é o estilo de vida que elimina o consumo de qualquer produtos de origem animal. Segundo o IBOPE Inteligência e encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), no território brasileiro, 55% da população tem grande interesse pelo consumo de produtos veganos.

Além da alimentação, a transição acontece também quanto ao consumo de roupas, acessórios e cosméticos. Entretanto, para que o organismo se adapte a nova alimentação, é preciso ter alguns cuidados. Portanto, confere as dicas da nutricionista Cyntia Maureen.

1.Orientação profissional

Procure um especialista para que ele possa realizar uma avaliação médica, exames periódicos e recomendar as substituições corretas para evitar deficiência nutricional. Por exemplo, a vitamina B12 pode ser encontrada em carnes, ovos e laticínios, com a falta dela no corpo, dentre as consequências está a anemia e os distúrbios sanguíneos. Por esse motivo, é necessário consumir diariamente alimentos que possam substituir a carne, ovos e laticínios, como cereais integrais e proteínas à base de soja e ervilha.

2.Substituições

Inclua alimentos fontes de nutrientes, como o feijão, a lentilha e o grão de bico, nas principais refeições. Aposte em snacks saudáveis e sem insumo de origem animal para saciar aquela fome que resolveu aparecer de surpresa.

3.Fazer as próprias refeições

Ao preparas as próprias refeições, você tem a oportunidade de aprender e ter mais ideais sobre os pratos veganos e saudáveis, variar o cardápio, redescobrir o paladar, além de assumir um controle sobre a qualidade dos alimentos consumidos. Não esqueça de levar em consideração a saciedade da fome, para evitar o desejo de comer mais em um intervalo de tempo curto.

4.Escolher comércios veganos

Opte por restaurantes, padarias e cafés que tenham alternativas saudáveis para o público vegano, principalmente em grandes cidades. Busque por lugares que disponibilizem essas opções no cardápio.

5.Compartilhar ideias

Existem sites e nas redes sociais também é possível encontrar dicar de receitas, produtos, eventos e lugares para o mundo vegano. Ficas atento a essas orientações é importante no processo de transição, assim como você também pode compartilhar a sua experiência de mudança com as outras pessoas. Dessa forma, você poderá fazer novos amigos com o mesmo estilo de vida e otimizar o processo.

Por fim, tenha em mente de que a mudança precisa ser feita de modo gradual, excluindo os produtos de origem animal da alimentação em um dia da semana e em seguida, aumentando os dias. Qual a sua principal dúvida ou dica? Comenta logo abaixo, combinado?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter