Os benefícios da prática regular de exercícios físicos são amplamente conhecidos e a luta contra sedentarismo, comprovadamente, traz frutos positivos no que se refere à qualidade de vida e à longevidade. Recentemente, uma pesquisa publicada na revista científica Lancet indicou que as pessoas que passam oito horas por dia sentadas, e nem praticam atividades físicas, aumentam em 60% os riscos de morte prematura.
Para facilitar a vida de quem ainda não pratica atividade física, o preparador físico Vinícius Possebon listou cinco sinais de que é necessário começar a fazer exercícios físicos com urgência. Confira e descubra se você está pronto para reconhecê-los:
〉 Cansaço no fim do dia
Um dos sinais mais claros de sedentarismo é o cansaço extremo no fim do dia. “As pessoas que não praticam atividades físicas acabam se sentindo muito mais cansadas ao fim de um dia de trabalho”, explica Possebon. “Ao se exercitar, o seu corpo fica muito mais disposto e você não termina o dia com aquela sensação de que um caminhão passou por cima de você”.
〉 Stress diário
A prática de exercícios físicos faz com que o corpo produza mais serotonina e endorfina, entre outros hormônios que trazem a sensação de bem estar. “Quem está sempre nervoso ou bravo com as tarefas do dia a dia e não faz atividades físicas, com certeza vai se sentir melhor após começar”, alerta o especialista.
〉 Sobrepeso
Característica mais óbvia dos sedentários, o excesso de peso também pode trazer outros problemas de saúde além da estética. “Pessoas acima do peso ou obesas têm muito mais chances de ter problemas cardíacos e de circulação, entre muitas outras doenças”, alerta o preparador físico, cujo programa promove o emagrecimento de, em média, 1 a 3kg em até dez dias.
〉 Falta de fôlego em atividades simples
Outro importante indício de que o corpo precisa fazer atividades físicas é a falta de fôlego com pequenos esforços. “Se você fica ofegante ao subir um ou dois lances de escada, ou depois de correr por menos de 10 metros para pegar o ônibus, isso indica que seu corpo precisa de mais resistência”, sugere Possebon.
〉 Sono leve ou noites mal dormidas:
Por fim, o preparador físico destaca que as atividades físicas ajudam as pessoas a terem mais qualidade de sono. “Se você dorme mal e quando acorda já está cansado, a prática de exercícios pode ser a melhor solução para melhores noites de sono, e por consequência, mais qualidade de vida”, conclui o especialista.
A busca por um corpo bonito e saudável tem sido cada vez mais uma preocupação na vida das pessoas. Visando alcançar esse objetivo, muita gente procura dicas e atalhos para aumentar os resultados e diminuir os esforços na hora da malhação.
Com as dicas que o No Pátio listou, deu para perceber que combater o sedentarismo é mais do que uma alternativa para definir músculos ou afinar a cintura. Quando se começa a praticar exercícios físicos, o corpo fica mais protegido contra uma série de doenças, como hipertensão, diabetes e colesterol alto.
Fotos: Reprodução.