O Youtube divulgou na semana passada a lista dos anúncios em vídeo mais populares do ano no Brasil. Os comerciais da lista foram alcançaram o maior número de visualizações até hoje. Para Vivan Bravo, especialista de produtos de publicidade, 2012 foi um ótimo ano para a propaganda online. “Cada vez mais, as marcas estão aproveitando a natureza social do vídeo online ao criarem anúncios com alto potencial para serem compartilhados, gostados e comentados”, comenta.
Confira os anúncios mais vistos no Brasil em 2012:
1. “Vai amarelar?” – Gilette
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dkTE_S0mr3c[/youtube]
O vídeo da Agência África para a Gilette é estrelado pelo lutador Vitor Belfort. Tudo começa com um consumidor escolhendo um barbeador (amarelo) no supermercado quando, repentinamente, o atleta. Num tom nada amigável, ele pergunta “Vai amarelar?” e logo ganha apoio de outros atletas do UFC, que surgem dos lugares mais improváveis. O vídeo já teve mais de 20 milhões de visualizações!
2. Bebê Sem papel – Itaú
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=p9Z9n0I8Dfo[/youtube]
O vídeo, também da África, usa trechos de um viral da internet em que o bebê norte-americano aparece rindo enquanto seu pai rasga pedaços de papel na sua frente. O banco usou o sucesso da internet para incentivar clientes a cancelar o recebimento de extratos impressos, utilizando vias eletrônicas para acompanhar os procedimentos bancários. O vídeo já teve mais de 15 milhões de visualizações.
3. Diga alô ao Smartphone tela cheia – Motorola
[youtube]http://www.youtube.com/user/motorolabrasil/featured?home=&v=7N-5tpUV2I0[/youtube]
O vídeo estrangeiro da agência FBIZ para a Motorola é um exercício de imaginação sobre os smartphones do futuro. As telas dos aparelhos são incorporadas à mão dos consumidores em situações do dia-a-dia, para, ao final, serem substituídos pelo lançamento Motorola RAZR™ i. Já são mais de 14 milhões de visualizações.
4. Vai Amarelar? Ou vai de Gillette? O Retorno – Gilette
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ZpJsRJKpLoo[/youtube]
Depois do sucesso do primeiro vídeo, a campanha da África voltou a escalar Vitor Belfort e outros “lutadores” de UFC direto para a casa do consumidor. As lâminas da concorrência, coisa de homem “amarelão”, são novamente atacadas pelos atletas. O sucesso da campanha foi mantido e garantiu ao vídeo o quarto lugar entre os mais assistidos. O vídeo já teve mais de 13 milhões de visualizações.
5. The Great Preparation – Budweiser
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4hUDUU2GD6I[/youtube]
A Budweiser lançou o filme estrelado pelo campeão do UFC Anderson Silva com participação de Steve Seagal. O comercial, também da agência África, faz referências a grandes clássicos de artes marciais do cinema. Além dos dois a campanha conta também com o lutador Lyotto Machida, o juiz Dan Miragliotta, o mestre Yoshiso Machida e o narrador oficial do UFC Bruce Buffer. O víedeo ja teve mais de 11 milhões de visualizações.
E aí? Esses vídeos são mesmo campeões da publicidade online? E a gente quer saber: qual desses é o seu favorito?
Foto e Vídeos: Reprodução