Venezuelanos elegem Chávez para mais seis anos

Acontece

As eleições de ontem (7) trouxeram comemoração e desapontamentos no Brasil e também na nação vizinha, a Venezuela. Lá o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país, anunciou na noite do domingo a vitória de Hugo Chávez na disputa presidencial. Com 90% da apuração concluída, Chávez teve 54,42% dos votos contra 44,97% do candidato rival, Henrique Capriles. Com a vitória, Chávez vai ficar no poder mais seis anos.

Após o reconhecimento da derrota por parte de Capriles, o presidente reeleito comemorou a vitória pelo Twitter. “Obrigado a meu amado Povo!!! Viva Venezuela!!!! Viva Bolívar!!!!!”, escreveu Chávez. Capriles agradeceu os seis milhões de votos que obteve nas urnas. Até então 7.444.082 eleitores votaram em Chávez e 6.151.544 eleitores em Capriles.

O atual presidente está no cargo desde 1999 e tem 58 anos. Foi eleito para o período 2013-2019. Nos últimos 16 meses teve que se submeter a três cirurgias depois de ter sido diagnosticado, em junho de 2011, com um câncer na região pélvica durante uma visita oficial a Cuba.

Segundo o chefe de campanha do governo venezuelano, Jorge Rodríguez, disse hoje que a eleição presidencial foi, “sem dúvida alguma”, a “mais movimentada da história da Venezuela”. Cerca de 19 milhões de pessoas votaram. No país o voto é facultativo.

 

Foto: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter