Verde, Amarelo e todas as outras

Agenda Cultural|Cultura

A exposição resgata o multiculturalismo brasileiro no Bazar la Boutique

unnamed (2)

A multiplicidade de cores, tradições e sabores do povo brasileiro ganha vida nas obras de arte do mais novo projeto do grupo VOIR Image, encabeçado pela fotógrafa Rafa Eleutério e o ilustrador Igor Dantas. A exposição “Verde, Amarelo e todas as outras” retrata as várias origens do povo brasileiro num mix de imagens e ilustrações que traduzem as referências do nosso país nascidas em cidades europeias, no sertão do Ceará e em estados como Rio de Janeiro e Bahia.

A exposição será lançada durante a nona edição do Bazar la Boutique (BlB) e ficará em cartaz durante os quatro dias do evento, que acontece de 10 a 13 de abril no Centro de Eventos do Ceará. Na ocasião, os artistas darão continuidade ao projeto intitulado VOIR Art Store, que transforma as obras da dupla em produtos de vestuário e decoração. Desta vez, o estande do grupo comercializará réplicas dos quadros que estarão em exposição, além de novos produtos como vestidos, lenços, camisas masculinas e femininas.

collagefrs

O caldeirão de mudanças pelas quais o Brasil está passando acentuou o desejo de elaborar um trabalho que destacasse a reflexão da dupla sobre as particularidades brasileiras, exaltando, assim, as riquezas culturais do nosso país. “Nossa ideia é misturar um pouco de tudo o que se vê por aqui e representar esse mix por meio de um processo criativo que mexa com o imaginário do público. Buscamos inspiração em gênios como Jelle Martens, que trabalha com colagens, e nomes da moda que dialogam com a arte, como Mary Katrantzou, por exemplo”, explica Rafa Eleutério.

Na contramão de um processo sistemático, os artistas deixaram o imaginário falar mais alto e ousaram misturar símbolos de Salvador e São Paulo numa mesma imagem, por exemplo. O esqueleto das peças é moldado a partir de técnicas de colagem digital, o que gerou quadros tão híbridos quanto a combinação de raças e saberes que compõem o Brasil.

unnamed (1)

Sem a pretensão de fortalecer estereótipos, a mostra pretende não abordar apenas uma única etnia, mas também um homem que é, ao mesmo tempo, bicho, história e parte de um todo. “Essa é uma exposição que não fala só do preto, e nem só do branco, mas de um colorido único que deu origem ao nosso país após décadas de tristezas e alegrias, vexames e orgulhos. O certo é que temos cores, e muitas”, analisa Igor Dantas.

Exposição “Verde, Amarelo e todas as outras”
Período: de 10 a 13 de abril, dentro da programação do Bazar la Boutique (BlB)
Local: Centro de Eventos do Ceará (Avenida Washington Soares, 999)
Horário: das 10 horas às 21 horas, Entrada: R$ 5,00

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter