Vem aí o 67º Salão de Abril!
7 de março de 2016
Herchcovitch + C&A – Uma parceria para amar!
7 de março de 2016

Que tal aproveitar uma boa oportunidade para se capacitar e aprofundar seus conhecimentos na área da política voltada para a cultura? A VI Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza é um espaço participativo de discussões e de proposições sobre as políticas públicas de cultura municipais, além de um importante instrumento de avaliação e pactuação entre poder público e sociedade civil. Prevista para acontecer entre 6 e 9 de abril, a VI CMCF tem como etapa preparatória os cursos livres, cuja temática desta edição será Política cultural, controle e participação social.

Voltados para articuladores de cultura das Secretarias Regionais, mobilizadores comunitários, artistas, gestores, produtores culturais, empreendedores da área da cultura, profissionais liberais e organizações do terceiro setor, os cursos terão quatro turmas com até 30 participantes cada e terão 8 horas/aula cada. As aulas acontecerão no dia 12 de março na Vila das Artes e no Cuca Barra e no dia 2 de abril no Cuca Jangurussu e no Cuca Modubim, sempre de 8h30min às 12h30min e de 14h às 18h.

As inscrições estão abertas até o dia 10 de março. Interessados deverão preencher ficha de inscrição disponível no site da Secultfor www.fortaleza.ce. gov.br/cultura e enviar para o e-mail politicas.culturais@ fortaleza.ce.gov.br.

Os cursos apresentarão um panorama das políticas públicas destinadas à cultura no Brasil, no Ceará e em Fortaleza. Em seguida, serão apresentados o Sistema Nacional de Cultura e o Sistema Municipal de Cultura de Fortaleza. Também serão apresentadas e discutidas as instâncias de participação social adotadas pelo município de Fortaleza (conselho de politicas culturais, conselho de patrimônio, fóruns permanentes e conferencias) e de quais mecanismos a sociedade dispõe para o controle e participação nas politicas públicas de cultura.

A VI Conferência Municipal de Cultura é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultural, com o apoio Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

VI Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza nopatio2
Sobre a VI Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza

A VI Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza tem como tema central Fortaleza no Contexto do Sistema Nacional de Cultura e acontecerá de 6 a 9 de abril de 2016. Tendo como foco de discussão e aprimoramento o Conselho, o Plano e o Fundo de Cultura, a VI CMCF será precedida por duas etapas preparatórias: os cursos livres, cujas inscrições estão abertas e um Seminário de mesmo tema.

O Seminário visa gerar uma reflexão aprofundada sobre a os componentes dos distintos sistemas nacionais, com foco no instrumento de planejamento estratégico (plano), mecanismo de financiamento (fundo) e instâncias de participação social (conselho gestor), na perspectiva de apresentar avanços, identificar gargalos e perspectivas de qualificação desses componentes no âmbito das políticas culturais. O objetivo do Seminário é contribuir com o processo de aperfeiçoamento desses componentes no âmbito do sistema municipal de cultura, sendo uma etapa fundamental para a identificação de problemas e soluções a serem discutidos na Plenária Municipal para a elaboração da carta de recomendações da VI CMCF.

VI Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza nopatio

A Plenária Municipal será a etapa final da VI CMCF que, de acordo com o documento “Proposta para a Conferência”, encaminhado pelo Conselho Municipal de Politica Cultural de Fortaleza (CMPC), tem como objetivo principal a qualificação do debate acerca da efetividade, da implementação e do funcionamento do Sistema Nacional de Cultura e, por consequência, do Sistema Municipal de Cultura.

* A programação completa da VI CMCF será divulgada em breve, bem como todas as informações referentes às inscrições para o Seminário Fortaleza no Contexto do Sistema Nacional de Cultura.

 

 

Serviço:

VI Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza – Inscrições para cursos livres

Tema: Política cultural, controle e participação social

Turmas:

  • 12/3/16 – Turma 1: Vila das Artes
  • 12/3/16 – Turma 2: Cuca Barra
  • 2/4/16 – Turma 3: Cuca Jangurussu
  • 2/4/16 – Turma 4: Cuca Modubim

Horário: 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Inscrições: Interessados deverão preencher ficha de inscrição disponível no site da Secultforwww.fortaleza.ce.gov. br/cultura e enviar para o e-mail politicas.culturais@ fortaleza.ce.gov.br.

Mais informações: 3105.1295

Realização: Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal de Cultura

Organização: Instituto Anima Cult

Agradecimento: Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude e Rede CUCA

 

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *