Durante os dias 14 e 15 de julho, Fortaleza será sede de um dos mais importantes eventos político-econômicos da atualidade. Trata-se da VI reunião de Cúpula do BRICS – encontro dos Chefes de Estado do Brasil, Rússia, India, China e África do Sul, países que tem se destacado como grandes mercados emergentes ao longo dos últimos anos. Juntos, os países que compõem o BRICS formam um grupo político de cooperação, com relações especiais de atividades comerciais e investimentos recíprocos.
Além da presidente Dilma Roussef, estão confirmadas as presenças de Vladimir Putin, presidente da Rússia, Narenda Damodardas Modi, primeiro-ministro da Índia, Xi Jinping, presidente da China, e Jacob Zuma, da África do Sul. O evento está previsto para ocorrer no Centro de Eventos do Ceará. PROGRAMAÇÃO Logo no primeiro dia, pela tarde, se reunirão os Ministros das Finanças, os Presidentes dos Bancos Centrais e haverá um Encontro do Conselho Empresarial do Brics. Já no segundo dia, dia 15, a programação terá início as 10h, com a chegada dos Chefes de Estado ao evento. A presidente Dilme Roussef cumprimentará os demais Chefes de Estado até as 10h30min, e depois se dará início à primeira sessão de trabalho da cúpula, que é privada. Entre 12h30min os Chefes aparecem ao público e tiram fotos oficiais, logo após almoçam, e às 13h retornam para o segundo período de atividades da cúpula. Às 15h devem acontecer as assinaturas de atos, sessões plenárias e discursos. Shows culturais com artistas locais e nacionais estão previstos para encerrar o evento, a partir das 16h. Às 18h, todos os Chefes de Estado devem seguir para Brasília, onde ocorrerá o terceiro e ultimo dia de reunião da cúpula.
Expectativa
Espera-se que cerca de 750 pessoas participantes de comitivas estrangeiras, incluindo os próprios Chefes de Estado, venham para Fortaleza especialmente para o evento. Segundo o Ministério das relações exteriores, além de representantes das cinco maiores empresas de cada um dos países participantes, bancos de desenvolvimentos de mais de mil jornalistas do mundo todo. No total, o evento mobilizará 7,6 mil agentes em Fortaleza, entre agentes de trânsito, militares e profissionais de inteligência.
Fotos: Reprodução