O xadrez vichy sem dúvidas é uma das estampas mais versáteis que existem. A famosa padronagem nos lembra de vários ícones de estilo, evoca a inocência, ao clássico guarda roupa americano e até a leveza e sofisticação da mulher francesa. A padronagem vem sempre em duas cores e já tem muitas fãs ilustres. Você gosta da estampa? Então vem aprender como usar, de onde ela surgiu e quem apostou na padronagem para essa temporada.
História
A cidade de Vichy na França é a origem do nome e do xadrez Vichy. A cidade é conhecida por sua fabricação de tecidos, em sua maioria algodão. Em Vichy eram produzidas diversas peças, como camisetas e aventais, com a padronagem. O Vichy original vem em tamanho médio e composto por duas cores, sendo uma dessas sempre o branco.
O Vichy caiu nas graças de todo o mundo nos anos 40 e se popularizou nos Estados Unidos com o filme “O Mágico de Oz”. No filme a personagem Dorothy, interpretada por Judy Garland, eternizou o estilo ao usar um vestido com estampa. A representante do estilo nos anos 50 foi a atriz francesa Brigitte Bardot, que usou a estampa até em seu vestido de noiva, em 1959. Mesmo antes de seu casamento, Brigitte já era adepta da padronagem. Em 1956, Brigitte lançou moda quando usou uma saia rodada com a estampa no filme “E Deus Criou a Mulher”. Jane Fonda trouxe o estilo de volta a moda em 1968. Em foto com estilo cowboy americano, Jane anunciava a comedia Dívida de Sangue.
Nos anos 90, Gianni Versace trouxe para a sua passarela a estampa. Na época, o Vichy trouxe um respiro de alivio em meio a estetica grunge. Em 2008, Anna Wintour sentou na primeira fila do desfile de Peter Som usando um vestido Prada com a clássica padronagem em vermelho. Em 2011, Kirsten Dunst usou um vestido da coleção resort da Miu Miu para ir ao programa de Jimmy Fallon. Mesmo com o passar do tempo o Vichy continuou a conquistar mulheres poderosas e com tantas fãs ilustres você não vai querer ficar de fora, né?
Nas Passarelas
O clássico Vichy vem nas cores azul ou vermelho mas isso não parece ser regra para os estilistas nessa estação, ainda bem. Oscar de la Renta apostou na padronagem maior que o normal e com muito rosa deixando a estampa mais feminina ainda. Altuzarra também apostou na pegada feminina do estilo e trouxe para sua passarela a estampa em tons de rosa e azul clarinhos.
As modelagens escolhidas pela marca deixam as peças super femininas e sexy com suas saias lápis e fendas. Michael Kors e Diane Von Furstenberg fugiram um pouco das cores clássicas da estampa e criaram seu Vichy na cor preta. Ainda assim, a estampa continua sendo super romântica e feminina. Apesar de sempre trazer um pouco desse ar vintage a padronagem agora remete a mulher mais forte e sexy.
Esses não foram os únicos estilistas que apostaram no poder da estampa, que foi tendência da semana de moda de Nova York, portanto não se surpreenda ao ver a estampa em muitos lugares nesse verão.
Como Usar
Para as mais fashionistas o Vichy fica atualizado quando misturado com outras estampas. O truque para deixar o look bonito é misturar estampas com as mesmas cores. Como a estampa é versátil, se você quiser um look que emagreça use o vichy menores. Eles vão dar impressão que você é mais magra. As sortudas, que não precisam disfarçar nenhuma gordurinha a mais, podem apostar no vichy maior sem medo.
Quem é mais básica pode apostar em uma camisa com a estampa combinada com jeans branco ou azul. Para peças como saias, shorts e calças feitas com a padronagem a melhor pedida é uma camiseta. Mais verão impossível! As amantes do look retrô devem usar o xadrez em saias midi super rodadas ou em vestidinhos sem mangas. Se ainda estiver na dúvida de como usar dá uma olhada na nossa galeria e se inspire:
Tudo fica tão lindo com Vichy que nós queremos usar já!
Fotos: Reprodução