Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o sexo está entre os quatro pilares para ter uma vida saudável. Por isso, a coach de relacionamento e sexualidade, Margareth Signorelli, afirma que é essencial conversar com o seu companheiro sobre sexualidade e relacionamento.
Entretanto, conversar sobre sexo, está entre as principais dificuldades dos casais. Margareth esclarece que esse diálogo se torna difícil por diversas questões, dentre elas, por ser cercado de tabus, o que prejudica o fato de ser debatido de maneira saudável, seja com os amigos ou com casais.
A primeira dica da equipe do Hype é: ao falar sobre o assunto, deixe de lado todas as crenças familiares, religiosas e culturais. Converse livremente sobre o assunto, ressaltando as suas preferências e necessidades. Para saber mais, confere as dicas da especialista logo abaixo!
1.Abra o diálogo
É preciso ser claro para que o seu parceiro entenda onde você gosta de ser tocada, por exemplo. Na maioria das vezes, falar por meio de dicas não é o suficiente. Portanto, dê o primeiro passo e comece a conversa com clareza sobre o que você deseja.
2.Escolha a hora certa
A melhor hora de falar sobre o assunto não é durante ou logo depois do sexo. Procure por um momento em que você esteja mais calma, pois você pode aproveitar aquela hora especial, com liberdade e carinho para falar o que quer. Dessa forma o casal ficará ainda mais próximo.
3.Mostre suas intenções
Quando trata-se de conversar sobre o que você gosta durante o sexo, trata-se de ser aberta com as suas intenções. Deixe claro que o seu objetivo não é deixar o seu parceiro com a sensação de culpa por não corresponder as suas expectativas na cama, mas sim melhorar o momento a dois e aumentar a intimidade do casal.
4.Tenha clareza
Já deu para perceber que o segredo desse diálogo será a clareza, não é mesmo? É necessário investir nessa questão para que você explique o que está em busca, por exemplo, qualidade ou quantidade. Não se sinta tímida e esclareça em quais locais você sente mais prazer.
5.Explore possibilidades
Aproveite a conversa para se abrir para novas possibilidades durante o sexo. Deixe o medo de lado e se jogue em novas técnicas, lugares, posições e frequências.
6.Pergunte
Pergunte ao seu companheiro se ele está incomodado com algo, se também tem desejos e necessidades diferentes, para que você possa mudar e agradá-lo também. Não tenha receio de saber o que ele gosta e, principalmente, mostre interesse em saber se existe algo novo que ele gostaria de investir no sexo.
7.Cultive a intimidade
A recomendação da profissional é: deixe as preocupações em repetir as sequências de lado, pense no sexo como uma brincadeira, humor e prazer. Em que o corpo do seu par é um parque de diversões e o seu corpo é o dele. Assim, quando menos esperar, já terá cultivado a intimidade.
8.Guie o outro
Não tenha receios ao falar com o seu parceiro qual a menor forma que ele pode te dar prazer, apenas seja cuidadosa. Se não conseguir conversar, na hora do sexo aponte, mostre ou movimente-se de maneira delicada.
9.Reconheça a evolução
Após essas conversas se tornarem frequentes e mais livres entre o casal, você poderá perceber que a intimidade crescerá, assim como o relacionamento entrará em equilíbrio, auxiliando em outras áreas da relação.
Mas e se o parceiro não compreender o propósito daquela conversa? Observe as razões pela qual falar sobre esse assunto é um problema. Vergonha? Medo? Crenças? Insegurança? Machismo? É preciso analisar, pois os motivos podem ser mais sérios do que você imagina.
Mostre-o que falar sobre sexo é algo natural, para haver uma boa comunicação e um bom relacionamento. Tente quebrar os paradigmas para ter um sexo mais saudável e prazeroso.
Fotos: Reprodução