Videomonitoramento tem ajudado na prevenção de crimes em Fortaleza

Acontece

Inaugurado em janeiro deste ano, o sistema de videomonitoramento implantado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, em toda Capital, com 86 câmeras, fez com que os atendimentos efetivos de ocorrências aumentassem. O sistema monitora, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, os pontos mais perigosos da cidade, mapeados segundo dados da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

As câmeras do Circuito Fechado de TV (CFTV) ficam em postes de metal de 15 metros de altura. O sistema é acionado por botões vermelhos que ficam nos postes. Quando o cidadão aperta o botão ele é prontamente atendido por um comando de voz, por um dos 10 operadores que monitoram 24 horas o que as câmeras captam. O sistema é uma forma mais rápida de identificar ocorrências e fazer com que os policiais cheguem mais rápido ao local.

O processo entre o contato do cidadão, o acionamento da Ciops, órgão responsável de enviar uma viatura até o local do ocorrido, pelo CFTV demora entre quatro e cinco minutos. Segundo o supervisor do Núcleo de Videomonitoramento da Ciops, as pessoas ainda não estão totalmente familiarizadas com o sistema. Por esse motivo, uma campanha de divulgação foi autorizada pelo Governo Estadual e está em licitação. Você acha que o videomonitoramento é uma boa ferramenta no combate ao crime?

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter