A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza o VIII Encontro Agentes de Leitura do Ceará, de terça a sexta-feira (15 a 18/5), no Theatro José de Alencar (TJA). Mais de 170 agentes de leitura do Ceará, de 33 municípios, estarão presentes no evento de formação contínua do programa da Secult. A programação conta com palestras de grandes nomes da política do livro, leitura e literatura, além de exibição de filme e atrações culturais. O encontro será marcado pela entrega de 238 livros para cada uma das dos municípios participantes para serem distribuídos nas bibliotecas. A programação é gratuita e aberta ao público.
O VIII Encontro Agentes de Leitura do Ceará também traz uma mudança conceitual no projeto dos agentes, de acordo com a coordenadora das políticas de livro, leitura, literatura e bibliotecas da Secult, Mileide Flores. “O que muda é o conceito de execução do projeto. Por exemplo, antes era o agente de leitura que recebia o kit de livros para trabalhar com as comunidades. Hoje, é o município quem recebe o acervo, para sua biblioteca pública. Dessa forma, propomos uma contrapartida desses municípios. Eles têm que inaugurar um espaço dos agentes de leitura dentro das bibliotecas municipais, para que não só os agentes de leitura tenham acesso ao acervo e ao projeto, mas toda a comunidade tenha acesso”, destaca.
Programação
Durante quatro dias de evento, os agentes de leitura irão conferir uma programação intensa com palestras, visita aos equipamentos da Secult, exibição de filme e atrações culturais. No primeiro do encontro, 15/5, os jovens recebem as boas-vindas da Secult, com uma conversa com o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, um dos idealizadores do projeto em 2006. No mesmo dia, à tarde, os agentes irão conhecer o Cineteatro São Luiz e assistir ao filme “A Menina que Roubava Livros”. Depois, participam de uma roda de conversa com o ator Pedro Domingues, com o tema “O corpo como ferramenta de leitura”.
Nos dias 16 e 17/5, os agentes de leitura fazem um percurso formativo, conferindo palestras com a professora Sarah Diva sobre “A escrita hoje dos Agentes de Leitura”; com Goreth Albuquerque sobre “Princípios básicos para narrativa oral”; com Samara Garcia e Sâmia Bittencourt sobre “Leituras Plurais”; e com Lídia Eugênia sobre “Mediação da leitura por meio dos acervos”. No dia 17, os agentes também farão uma visita guiada pelo TJA, conferindo a programação em alusão ao aniversário do Theatro, com várias atrações. O encerramento conta com palestras como “A repercussão social do Agente de Leitura”, com Martir da Silva, e “As leituras que me habitam”, com a professora e escritora Cleudene Aragão.