A Vila das Artes recebe na última semana de abril a exposição “O Grande Salto”, contendo registros inéditos da vida e trabalho do bailarino cearense de carreira internacional, Fernando Mendes, a partir da desta terça-feira (24/04), às 11h. A mostra seguirá aberta até a próxima sexta-feira (27/04), às 17h, quando ocorrerá o seu encerramento, com um debate mediado pela artista e pesquisadora de dança Angela Souza, pela pesquisadora Jacqueline Peixoto e pelos familiares do bailarino.
A exposição “O Grande Salto” faz parte da Semana da Dança Fortaleza, na qual os alunos da Vila das Artes, o Fórum da Dança do Ceará, a graduação em Dança da UFC, o Curso Técnico em Dança da Escola Porto Iracema, Prodança e Karthaz Studio irão realizar e promover atividades conjuntas até sexta-feira, dia 27 de abril, em alusão ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. O material da mostra conta com um acervo da família do bailarino, contendo fotografias, vídeos e documentos raros que relatam a trajetória curta, porém, de muito sucesso de um dos nomes de referência na dança nacional.
O Grande Salto
Fernando Mendes (1961 – 1992) iniciou sua carreira na dança aos 13 anos, despontando como um artista em ascensão ainda adolescente no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro ao lado da primeira-bailarina Ana Botafogo. Em menos de duas décadas, Mendes já havia passado pelas mais renomadas companhias de dança do mundo como o Joffrey Ballet School American e o Ballet Center, de Nova Iorque.
Serviço:
Exposição “O Grande Salto”, de Fernando Mendes
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro
Data: De 24 a 27 de abril (terça a sexta-feira)
Horário: 8h30 às 17h30
Encerramento da mostra
Sexta-feira (27/04), às 17h, com um debate mediado pela artista e pesquisadora de dança Angela Souza, pesquisadora Jacqueline Peixoto e pelos familiares do bailarino.