A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, no dia 7 de outubro, o show do violeiro caipira Roberto Corrêa. Considerado um dos mais importantes nomes da viola no Brasil, o instrumentista, compositor e pesquisador foi revolucionário em levar a viola caipira e a viola de cocho às salas de concerto de mais de 29 países. O músico expressa com requinte técnico e musicalidade apurada a cultura interiorana brasileira, com versatilidade de estilos. A apresentação faz parte da série Solo Música, que a cada primeira terça-feira do mês, traz ao espaço cultural um instrumentista diferente.
A discografia do mineiro conta com 21 discos, entre realizações em parceria, além dos discos de pesquisa. Dois destes trabalhos são um marco para o músico. Um é Uróboro, disco gravado em 1994, considerado um clássico da viola no país, referência quando se fala no instrumento. O outro disco é Temperança, gravado em 2005, no qual Corrêa traz canções e canta, principalmente, sobre a morte. O show com os temas dos dois discos era algo que o músico pensava muito em fazer e decidiu mostrá-lo em um show inédito que ele fará em Fortaleza.
Segundo Roberto Corrêa, a escolha deste repertório para o Solo Música é decorrente do próprio espírito do projeto, no qual os artistas comumente realizam propostas distintas dos demais shows que fazem em suas carreiras. O disco Temperança teve apenas show de lançamento em Brasília, não chegou a ganhar o país. Já a retomada do repertório de Uróboro representa um retorno ao que foi o marco de sua carreira, o projeto para todo o país e cuja temática traduziu um momento pessoal de sua vida. Músicas como Baião do pé rachado, Araponga isprivitada, Antiquëra e a Suíte das Cobras são deste álbum. Em Temperança, o músico fala de sua relação com a morte, através de canções como A morte veio me buscar, Pacto e Chora, violinha, chora.
Sobre Roberto Corrêa
Mineiro de Campina Verde, ele vive em Brasília desde 1975, onde se graduou em Física e Música pela Universidade de Brasília e é doutor em Musicologia pela ECA/USP. Além dos discos de pesquisa, possui 10 discos individuais e outros 11 em parcerias com artistas importantes, como Inesita Barroso, Siba, Paulo Freire, Badia de Medeiros, Ely Camargo e a Orquestra a Base de Cordas de Curitiba. Realizou recitais em importantes salas de concerto internacionais como o Konzerthaus (Viena), Beijing Concert Hall (Pequim) e Haus der Kulturen der Welt (Berlim).
Serviço:
Solo Música “Roberto Corrêa”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 7 de outubro de 2014, terça-feira
Horário: 20 horas
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Vendas a partir das 10 horas do dia da apresentação
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Fotos: Reprodução