Violência contra o idoso será alvo de debate da Câmara Municipal de Fortaleza

Acontece|Atualidades|Ceará|Fortaleza

Se tudo correr bem e dentro na normalidade, todos nós vamos envelhecer um dia, não é verdade? Você já parou para pensar em como gostaria de ser tratado quando a idade chegar e seu corpo e mente não tiverem mais a mesma agilidade de hoje? E se você passar a depender de pessoas para atividades simples, como comer e ir ao banheiro? Tudo o que você espera é ser tratado com muito amor e carinho, não é mesmo? Mas, infelizmente, a realidade de alguns idosos não é bem assim. Muitos deles sofrem violência física e psicológica dentro da própria casa, seja pela ação da família ou de empregados. Essa triste realidade chamou a atenção da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, que irá debater sobre o tema.

Nesta quinta-feira (18), a Câmara discutirá a violência contra a pessoa idosa. O evento, proposto pelo vereador Evaldo Lima (PDT), marca o Dia Mundial de Concientização sobre a Violência contra o Idoso e acontercerá no Paço municipal, às 15h. Mas você sabe por que esta data foi criada?

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para sensibilizar a sociedade de que existe, sim, um histórico de violência contra idosos. O principal objetivo da data é mostrar que este tipo de violência é crime e viola os direitos humanos. O movimento também mostra que, no Brasil, sobretudo nos últimos anos, a expectativa de vida da população aumentou, fazendo, por consequência, crescer também o número de idosos no país.

evaldo01Segundo a Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, uma em cada nove pessoas no mundo tem mais de 60 anos. O mesmo estudo aponta que, em 2050, pela primeira vez, haverá idosos em maior número do que crianças menores de 15 anos, ou seja, daqui a 35 anos, teremos 2 bilhões de pessoas com 60 anos ou mais. Isto representará 22% da populaão global. Já no Brasil, a população idosa dobrou em 20 anos. Enquanto em 1991 tínamos cerca de 10 milhões de idosos, em 2011, este número passava de 23 milhões.

É bem verdade que já está mais do que na hora de se criar uma política voltada ao idoso. mas este tipo de atitude não deve partir só do governo ,mas sim de toda a população. Gestos simples como ceder a cadeira do ônibus lotado a uma pessoa idosa, ou ajudá-la a atravessar a rua e ter muita paciência quando estiver de carro e ver aquele velhinho fazendo a travessia da via já é um bom começo.

Lembre-se de que aquele velhinho já lutou bastante e que poderia ser seu pai ou sua mãe. Ou melhor: aquela pessoa fragilzinha e de passos lentos poderá ser você daqui a alguns anos. Trate-a exatamente como você deseja ser tratado quando este dia chegar, tá legal?

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter