Com a promessa de contribuir com a mobilidade urbana e com a melhoria do serviço de transporte coletivo de Fortaleza, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começou a funcionar na última terça-feira (27). O equipamento está em fase de teste e, por enquanto, não transporta passageiros.
Entretanto, para quem desconhece o meio de transporte, inédito na cidade, deseja ver o modal e aprender sobre ele antes de utilizá-lo, o Governo do Estado do Ceará está permitindo visitações no ramal Parangaba-Mucuripe – o primeiro a ser operado por VLT na capital.
O trecho que compreende o experimento tem 3,6 quilômetros e vai da estação Montese à estação Borges de Melo. Os outros 9,8 km do ramal (o equivalente a 70% do total da obra) ainda estão em construção. O que ainda interfere no andamento da obra são as negociações de 800 desapropriações no trecho que vai da avenida Borges de Melo ao Iate Clube, no Mucuripe.
Segundo o titular da Infraestrutura, André Facó, é importante que a população conheça o VLT para diminuir riscos de acidentes e garantir que o funcionamento vai acontecer de forma satisfatória.
Saiba mais:
O VLT que já pode ser visto pela população possui quatro vagões e capacidade para transportar 766 pessoas (206 sentadas e 550 em pé). Na fase experimental, ele vai operar de segunda a sexta-feira, sempre das 10 às 11 horas, realizando pelo menos quatro viagens por dia.
Inicialmente prometido pelo Governo para a Copa do Mundo de 2014, o ramal Parangaba-Mucuripe ganha novo prazo, segundo a Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) e deve ser entregue somente no segundo semestre do próximo ano.
Para quem deseja entender melhor essa modalidade de transporte coletivo, o Governo do Estado do Ceará lançou um hotsite para explicar o que é VLT e como será seu funcionamento em Fortaleza. Basta acessar www.seinfra.ce.gov.br/vlt/ e esclarecer todas as suas dúvidas.
Fotos: Reprodução.