Sabe o que significa essa palavra? Procrastinação é o ato de deixar algo para depois. Aquele vício de deixar todas as suas responsabilidades para última hora. Isso mesmo, se você tem esse costume, pode descobrir agora com essa simulação básica de um procrastinador.
Você recebeu um material para realizar uma atividade para ser entregue na próxima semana, ou seja, sete dias para planejar, organizar e executar essa ação. Escolha abaixo a opção que representa você:
- 1.Começarei hoje as pesquisas bases do exercício.
- 2.Quando estiver mais próximo dou início as tarefas.
- 3. Um dia anterior para a entrega é tempo suficiente para começar e concluir.
Se você se identificou com o terceiro personagem, você é um procrastinador (a)! É a partir dessa mania que surgem consequências amargas como sensações de ansiedade, por lembrar da atividade que precisa fazer e concluir no prazo solicitado e também de arrependimento, que costuma vir a tona no último dia restante para concluir tarefas designadas há tempos atrás. Tudo isso vem acompanhado daquela velha sensação de que o tempo vai ficando mais curto do que antes. É nesse momento geralmente que passa pela sua cabeça frases como, “por que eu não comecei antes?”,”já estaria livre se tivesse adiantado o serviço”. Esses são alguns exemplos.
O Pátio Hype vai esclarecer para você como a procrastinação aparece no corpo humano. Bom, existem dois mecanismos no cérebro, o sistema límbico e o córtex pré-frontal. O sistema límbico trabalha com funções ligadas ao prazer e dores imediatas, ou seja, quando você realmente sente vontade de fazer algo, é o sistema límbico que está agindo. Por exemplo, se você está em casa e de repente sente uma vontade de comer um brigadeiro de panela, você não está com fome, é apenas uma ação que te trará prazer.
Enquanto isso, o córtex pré-frontal age contra os planos do sistema límbico, ou seja, ele trabalha com planos a longo prazo. Porém, se cansa facilmente e é nesse momento que o sistema límbico entra em ação causando a procrastinação. O resultado desta “guerra de sistemas”no cérebro”é aquele que muitos já conhecem: a mensagem que acabou de chegar no seu celular acaba se tornando mais interessante do que a atividade que você estava fazendo, que na maioria das vezes era uma responsabilidade ou obrigação, fazendo com que você perca o foco.
Quando a procrastinação resolver se instalar você terá que controlá-la usando alguns truques. Confira abaixo algumas ideias para combater de vez esse mal!
1. Tempo para cumprir metas
Se existe uma meta que durará algumas horas para concluir, para solucioná-la, você irá dividi-la em etapas, assim seu cérebro terá tempo para descansar. Veja qual o tempo máximo que consegue se concentrar em tarefas semelhantes e crie horários para começar e terminar. Assim você finalizará sem rodeios. Fechado?
2.Comece o quanto antes
A simulação no início do texto fala exatamente sobre receber uma meta e concluí-la em sete dias. Quando surgirem tarefas como essas, o ideal é que você comece imediatamente! Lembre-se que quanto mais cedo você começar, mais cedo terminará e terá tempo suficiente para realizar o passo a passo com calma e atenção.
3.Afaste tudo que possa lhe distrair
Nos dias atuais a maior fonte de distração é trabalhar com o celular do lado. As redes sociais são o maior veneno quando você está exercendo alguma função que necessita da sua atenção por completo. Desligue o Wi-fi enquanto estiver ocupado ou tire-o do seu ponto de vista. Você verá que sua eficiência será triplicada.
4.Descanse quando achar necessário
A cada meta alcançada se dê de presente um intervalo, respire um ar fresco, tome uma xícara de café ou converse com alguém por perto. Comemore!
Lembre-se, para dar fim a procrastinação, você precisa dar o primeiro passo: começar. O segundo e último passo persistir. Não deixe nada para depois, faça hoje, demonstre hoje, VIVA O HOJE!
Fotos: Reprodução