Ginecomastia atinge 40% dos homens brasileiros
No Ceará é sempre verão, sol, calor e clima de férias! As mulheres vão à praia, piscina e, a maioria, usa biquini. Mas não é raro ver que alguns homens e adolescentes que insistem em usar blusas e camisetas largas, sem tirar de jeito nenhum! Para alguns deles, a medida é uma forma de esconder um problema estético que pode ser também de saúde: a ginecomastia.
A ginecomastia é o aumento benigno do volume das mamas nos homens. Pode ser mais comum nos adolescentes. Quando sendo exclusivamente por conta do acúmulo de gordura, passa a se chamar pseudoginecomastia. Com essa gordura, a glândula se torna menos evidente, deixando a mama aumentada difusamente. Este tipo de apresentação clínica é mais comum em pacientes adultos e em idosos.
Um dado intrigante. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 40% da população masculina sofre com esse problema que afeta tanto a vida emocional, com queixas de dificuldade de relacionamentos afetivos por vergonha, mesmo com amigos, quanto a física. Muitos pacientes aparecem com problemas de coluna por manterem posições viciadas, como a de dobrar os ombros para frente para esconder o aumento das mamas. A ginecomastia pode ser resultado de disfunção hormonal, uso de medicamentos ou drogas ou aumento de gordura corporal.
O procedimento mais indicado para sanar esse problema é a cirurgia plástica de lipoaspiração com ou sem retirada de tecido mamário, em casos moderados, e, em casos mais graves, é preciso retirar gordura, tecido mamário e pele. Este procedimento é semelhante a mamoplastia realizada nas mulheres.
Após a cirurgia, é preciso usar cinta elástica por até três meses. A drenagem linfática também é essencial para a redução do inchaço, formação de hematomas e a possibilidade de nódulos de fibrose embaixo da pele, que a deixariam irregular. A lipoaspiração das mamas masculinas é uma cirurgia que eleva muito a autoestima do homem e que tem resultados imediatos muito satisfatórios.
O importante, tanto para mulheres como para os homens, é estar bem e sentir-se bem consigo mesmo. Lembram do conceito do Love-se? Vamos praticar! Love-se!
Fotos: Reprodução