As campeãs do Carnaval de Fortaleza 2017
29 de maio de 2017
Polêmica em sessão só para mulheres de Mulher-Maravilha nos EUA
29 de maio de 2017

Se você faz parte do clube de mamães que está sofrendo com as birras desesperadas e embaraçosas (principalmente em público!) dos filhos, o Hype traz a receita de um método que está dando o que falar nas redes sociais de todo o mundo.

Inspirado no método Montessori, que propõe a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo, o “pote da calma” (calming jar, em inglês) vem sendo usado para acalmar crianças pequenas depois de uma situação de briga ou choro. Quer saber como esse potinho milagroso é feito? A gente ensina a você.

O pote da calma nada mais é do que um frasco com líquido, tinta e muito glitter. Basta agitá-lo para que ele começe a “funcionar”. É uma maneira simples de chamar a atenção dos pequenos para o momento presente e distraí-los com a tinta e o glitter se movendo dentro do recipiente.

Desse modo as crianças se concentram no vidro, voltam a atenção para o efeito e têm tempo de respirar e se acalmar. Além disso, o método cria um momento propício para que elas se expressem e tentem explicar os motivos da raiva ou tristeza.

Pote da calma 2Isso é possível porque, de acordo com alguns estudos, enquanto a criança segura e observa a queda do brilho, ela consegue organizar e centralizar o sistema nervoso. Como os batimentos cardíacos aceleram quando há respiração rápida, a queda lenta do glitter ainda é capaz de servir como um modelo visual para que inconscientemente, esses processos sejam desacelerados e retardados.

Como fazer em casa?

Há muitas variações para a preparação do pote da calma, e a gente escolheu uma versão bem simples para compartilhar com você. Confira o passo a passo:

Você vai precisar de:

– 1 pote de vidro (se for de plástico transparente é ainda melhor) com tampa;

– 1 ou 2 colheres (sopa) de cola glitter;

– 3 ou 4 colheres (chá) de purpurina;

– 1 gota de corante alimentar;

– Água quente.

Pote da calma 3

Passo a passo:

A quantidade de água a ser utilizada varia de acordo com a capacidade do pote. Leve em consideração que você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro, para poder agitar o seu conteúdo.

Despeje no vidro a água quente e a cola glitter. Mexa com muita paciência para que o glitter da cola se desmanche na água. Adicione a purpurina e misture novamente. Por último, adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote.

Dica: Azul é a cor que mais inspira a calma.

O pote da calma está pronto para ser usado! Agora é só testar e contar para a gente aqui do Patio Hype o que você achou do método!

 

Fotos: Reprodução. 

1 Comentário

  1. SANDRA MARIA PADOVAN ESPERIDIÃO disse:

    Dou aula para criancas do maternal,gostei muito da ideia vou fazer,obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *