Você já ouviu falar no “WhatsApp da terapia”? App serve para orientar pessoas com problemas emocionais

Comportamento|Tecnologia

Quem nunca passou por uma situação difícil, ou esteve emocionalmente descontrolado, não faz ideia de quão pode ser desesperadoramente necessário falar com um profissional que é treinado para falar, discutir e ajudar – mesmo que isso seja as três horas da manhã. Entretanto, já imaginou como seria bom se você pudesse conversar com o seu psicólogo ao longo do mês apenas abrindo um aplicativo no seu smartphone?

Pois agora você pode! Isso porque dois brasileiros, Yonathan Yuri Faber e Renan Tupin, criaram o Fala Freud, que é um aplicativo que funciona como se fosse um WhatsApp voltado para a orientação psicológica.

O WhatsApp da terapia funciona com aprovação do Conselho Federal de Psicologia e após uma triagem inicial – que avalia se o usuário está apto para participar da plataforma ou se ele requer atendimento psicológico presencial ou intensivo -, o paciente pode se consultar com psicólogos por mensagens de texto, voz e vídeos.

whatsapp-da-terapia-3

Para isso, no entanto, é preciso pagar uma mensalidade de R$299,00. Metade desse valor fica com o psicólogo que presta o atendimento via aplicativo, enquanto o restante fica com a empresa dos brasileiros que inventaram o app.

→ Tudo é feito de forma muito séria

Semanalmente, os psicólogos precisam escrever relatórios sobre o progresso dos pacientes. Antes do início do atendimento, o psicólogo-chefe da plataforma faz uma triagem para identificar se a pessoa tem ou não perfil para ser atendida por meio do app.

Apesar do secesso do WhatsApp da terapia, a novidade anda dividindo opiniões no universo terapêutico. Enquanto alguns psicólogos defendem que o atendimento, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não irá substituir o da terapia presencial, há quem acredite que a fala ou a escrita não detecta emoções verdadeiras.

whatsapp-da-terapia-2

Para Faber, embora exista toda essa resistência por parte de alguns psicólogos, as gerações de profissionais mais jovens irão se adaptar bem ao atendimento via app. Ele cita o exemplo do bem-sucedido Talk Space, um aplicativo semelhante que oferece orientação psicológica a pacientes nos Estados Unidos.

O Fala Freud está disponível para smartphones Android e iPhones. O pagamento é realizado via cartão de crédito e todas as mensagens trocadas entre paciente e psicólogo são criptografadas para evitar problemas com vazamentos ou interceptação de dados — assim como acontece no WhatsApp.

Já pensou, poder consultar psicólogos em qualquer horário para solicitar informações e conselhos sobre situações e sentimentos que enfrenta?

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter