Também conhecido como antroposófico, a linha pedagógica do método Waldorf nasceu dos estudos do austríaco Rudolf Steiner, idealizador também da teoria antroposófica. Trabalhando a formação do indivíduo, sua ideia principal é promover uma integração entre os âmbitos físico e espiritual, levando em conta como cada pessoa pode agir de forma positiva em sociedade e conviver com os outros e com a natureza em harmonia.
Adotada por pais e mães de toda parte do mundo, a filosofia permite que as crianças tenham aulas de técnicas manuais tradicionais, como crochê e tricô, tanto para meninos como para meninas, cultivam hortas comunitárias e praticam jardinagem e culinária.
De acordo com a pedagoga Mônica Friaça, a principal vantagem do método antroposófico é que a criança receba uma educação artística desde muito pequena.“Dessa forma, nossos filhos adquirem maior noção do mundo natural em que vivem”, diz Mônica.
Mas como funciona o Quarto Waldorf?
Esse conceito de quarto segue a linha pedagógica antroposófica que tem a ideia de oferecer aos pequenos um ambiente mais próximo do natural possível, assim as crianças podem agir de forma positiva na sociedade, e conviver com os outros e a natureza em harmonia.
O objetivo do quarto, baseado no método Waldorf, é que a criança aprenda a ter limites e fique longe da friagem e da sujeira do chão. É comum em um ambiente elaborado nesse estilo que haja brinquedos de madeira e outros objetos menos industrializados. A ideia é que se utilize o berço com grades (e rodinhas) e o cercado como locais de transição entre o ambiente conhecido onde ele dorme e o quarto.
A medicina antroposófica entende o berço e o cercado como locais seguros e necessários, uma vez que no chão a criança estaria exposta à sujeira, correntes de ar e outros perigos enquanto a mãe se dedica às tarefas domésticas. De acordo com a linha de pensamento do método Waldorf, o bebê aprenderá observando as atividades da mãe e se desenvolverá por imitação.
É importante ainda que a mãe passe bastante tempo realizando suas próprias atividades dentro do quarto do bebê para que ele se afeiçoe ao local, não vindo a significar para ele apenas um dormitório.
O quarto Waldorf tem visual próximo à natureza, com móveis feitos de madeira de verdade e em tons naturais ou pasteis. Nada de tecidos sintéticos ou cores e figuras de aspecto artificial. Tudo isso visando evitar deturpar o senso de realidade da criança.
Fotos: Reprodução.