Lembre dos seus tempos de escola, quando você tinha aulas de história. Agora pense em quantas mulheres apareciam nesses livros? Ou mesmo na faculdade? Pois é, a gente sabe que as mulheres ajudaram a construir o mundo como conhecemos, inventaram e descobriram uma série de coisas importantes e mesmo indispensáveis hoje em dia, porém, infelizmente, quase nunca elas têm o devido reconhecimento.
Pensando nisso, uma agência internacional de design localizada em Brasília-DF, a Flama, desenvolveu um projeto apenas incrível: o Wikimina. Trata-se de uma plataforma online no qual podemos conhecer o passado e a história de cerca de 500 mulheres incríveis ao redor do mundo.
O Wikimina foi lançado em abril e é uma importante ferramenta de educação. O conteúdo está em inglês, mas ainda assim é bem fácil de consultar. Trata-se de um infográfico com dois eixos: período histórico e área de atuação. E ao longo desses eixos, bolinhas cor de rosa representam as mulheres incríveis que fizeram importantes descobertas para o mundo. Após você escolher a história de qual mulher quer conhecer, você clica em “more info” e automaticamente uma página da Wikipédia é aberta.
Em entrevista à revista Trip, Lucas Coelho, um dos fundadores da Wikimina contou que “Foram três meses de pesquisas para levantar os nomes que incluímos no projeto”. A ideia é dar visibilidade a essas mulheres que são importantes historicamente, porém, que não tem muita representatividade em um mundo masculino como o que vivemos. Nem todas essas mulheres são tão conhecidas como Frida Kahlo ou Simone de Beauvoir – que também estão presentes no Wikimina – então era importante criar uma ferramenta que ajudasse a torna-las mais conhecidas do grande público.
É possível passear horas pela plataforma, clicando nas bolinhas e conhecendo diferentes mulheres e seus feitos históricos do passado e do presente. Outra finalidade do Wikimina é inspirar pessoas e ensinar de vez que lugar de mulher é onde ela quiser.
Fotos: Reprodução