XII Edital Carnaval do Ceará 2018

Cultura|Oportunidades

Na última segunda-feira (14), Por meio do edital, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) abriu a Consulta Pública Online do  XII Edital Carnaval do Ceará 2018. Serão apoiados projetos voltados para a produção, a circulação e a difusão das tradições regionais cearenses nas manifestações carnavalescas categorias “Maracatu”, “Escolas de Samba”, “Blocos”, “Cordões” “Afoxé”,  “Bandas e Música” e “Bailes e Matinês”. A consulta pública pode ser feita pelo site, até o dia 21 de agosto. Na página, os interessados podem conferir na íntegra a minuta do Edital, fazendo sugestões e contribuindo, assim, para a construção da política pública de cultura do Ceará.

A Consulta Pública está sendo aberta após o momento de Leitura Aberta do edital, que aconteceu no auditório da Secult, no dia 11 de agosto, com transmissão online, como mais uma ferramenta da participação da sociedade civil na construção dos editais. Com isso, o Governo do Estado, através da Secretaria, disponibilizará o aporte financeiro no valor total de R$ 1.189.000,00 para a seleção de até 57 projetos das categorias mencionadas, sendo um deles para a realização do Seminário de Avaliação do Carnaval do Ceará. Além disso, vale ressaltar que, de acordo com a Lei 13.811/2006, que dispõe sobre o Sistema Estadual da Cultura, 50% do total de recursos previstos no Edital devem ser destinados a propostas advindas do Interior do Estado.

O XII Edital Carnaval do Ceará 2018 se insere nas políticas de Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços vinculados às manifestações Carnavalescas nas várias regiões, com ênfase nos objetivos de contribuir para a ampliação e o fortalecimento das políticas de patrimônio imaterial no Estado do Ceará; reconhecer, valorizar e promover os saberes e fazeres tradicionais da cultura cearense; incentivar e difundir os processos da produção, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares tradicionais do Ciclo Carnavalesco; e inserir no circuito cultural e turístico do Ceará.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter