Em pequenas doses, ela faz bem, mas em grande dose, a solidão pode fazer muito mal para você e seus amigos
Para os tímidos, momentos de solidão são essenciais. A solidão é ruim quando você exagera na dose. De acordo com três estudos científicos, a solidão pode acabar com a sua vida. Solidão te deixa com frio, pode contagiar seus amigos e te matar.
Segundo a ciência, é duas vezes mais perigoso ser solitário do que obeso. O psicólogo John Cacioppo acompanhou a vida de 2 mil pessoas ao longo de seis anos. Ele descobriu que os solitários corriam mais riscos de morrer que os outros. A pressão eleva a pressão arterial e com isso aumenta o risco de infartos e derrames. O isolamento também enfraquece o sistema imunológico e piora a qualidade do sono.
Os pesquisadores das universidade de Harvard, Chicago e Califórnia descobriram ainda que a solidão faz mal para os seus amigos também. Amigos de pessoas solitárias tem 52% de chances de sentir solidão, já que os solitários não interagem tanto com os amigos. E com isso, os amigos se sentem mais sozinhos, confiam menos nos outros e passam a fugir das pessoas. É uma reação em cadeia.
Já os pesquisadores da Universidade Tilburg convidaram um grupo de pessoas para um jogo online de arremesso de bolas. A temperatura do corpo delas foi medida 24 vezes. Algumas pessoas foram deixadas de fora propositalmente. Nesses momentos, a temperatura média do corpo caía 0,378 graus Celsius. A culpa é do sistema nervoso autônomo que reage à solidão deixando as veias das áreas periféricas mais contraídas, deixando os dedos mais gelados.
Bem, é melhor você manter o contato com os amigos e familiares mais chegados sempre. Você não vai querer morrer sozinho, não é mesmo?
Fotos: Reprodução