Quem é deficiente físico – ou convive com um – sabe das dificuldades de andar com a cadeira de rodas por aí. Seja ele normal ou motorizada, é sempre um tanto complicada a locomoção, principalmente porque boa parte das nossas cidades não são acessíveis. Se a pessoa gostar de emoções e quiser se aventurar ao ar livre, então, é missão quase impossível. Mas com amor, inspiração – e uma dose de conhecimento técnico – um youtuber acabou desenvolvendo uma cadeira de rodas off-road para sua namorada e o sucesso foi grande!
Zack Nelson é um dos nomes por trás do canal JerryRigEverything. Há alguns meses ele está casado com Cambry Kay, que é cadeirante. Quando eles ainda eram namorados, há cerca de um ano, ele resolveu presentear a amada com uma supresa e tanto. os dois sempre gostaram muito de atividades ao ar livre, mas ela tinha sérias dificuldades de fazer trilhas e passeios com a cadeira de rodas que ela tinha. Zack então teve a ideia de comprar duas bicicletas elétricas e fazer uma adaptação, de forma a criar uma verdadeira cadeira de rodas off-road.
Em entrevista a um site voltado para cadeirantes, Zack falou da experiência das chamadas cadeiras off-road tradicionais. “Comprar uma cadeira de rodas off-road pode ser frustrante. Existem algumas opções diferentes por aí, mas elas podem custar até um carro ou são super lentas”.
A cadeira de rodas off-road dos sonhos
Então, diante dessa situação, com a ajuda da amada, ele conseguiu desenvolver um projeto totalmente inovador. Como já mencionamos, ele precisou da estrutura de duas bicicletas elétricas para realizar seu plano. Ao final, eles conseguiram construir um equipamento totalmente elétrico, silencioso e o melhor: acessível. Ao custo de US$4.750, eles fizeram uma cadeira que que pode percorrer 12 km/h com um alcance de cerca de 25 a 32 quilômetros. Ela possui uma estrutura de alumínio, para-choques destacável e pneus para moto off-road de 10 cm. E, como ela parte da estrutura de bicicletas, a manutenção e os reparos são, de fato, mais baratos.
O sucesso da chamada Not a Wheelchair (algo como Não è Uma Cadeira de Rodas, em português), fez com que Zack e Cambry resolvessem apostar no empreendimento. Agora eles querem fabricar o item em uma escala maior a fim de atender outras pessoas que também busquem mais liberdade, independência e potência em seu dia a dia como cadeirante.
Será que algum dia essa iniciativa chegará ao Brasil?