Dança de Rua no CUCA da Barra
17 de julho de 2014
Rede CUCA abre vagas em Fortaleza
17 de julho de 2014

Olhar para trás e concluir que, nos últimos anos, construiu-se uma história admirável é um privilégio de poucos. Este é o caso do designer Zanini de Zanine, referência em design de móveis e que acaba de lançar um livro comemorando seus dez primeiros anos de carreira. A obra, intitulada somente “Zanini de Zanine”, com assinatura da Editora Olhares, traz um panorama, em primeira pessoa, das criações e da vida do brasileiro. O livro será apresentado em Fortaleza em evento para arquitetos, decoradores e designers convidados na quinta-feira (17), às 18 horas, em um happy-hour na Loja Ouvidor , com a presença do autor para uma tarde-noite de autógrafos. 

Com uma abordagem sintética, o autor conduz a narrativa desde as memórias mais remotas até aspectos subjetivos contidos em sua obra e uma visão pessoal sobre o design de móveis. Em formato de leitura, mas com acabamento de arte, o livro propõe um híbrido entre os dois formatos Os pequenos blocos de texto e as muitas fotos do livro contam a história do artista desde seus primeiros anos da vida, em Nova Viçosa, na Bahia, até as mostras individuais que ele realizou em 2013, em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Nova York. Nas 45 peças criadas por Zanini que são apresentadas no livro, o texto extrapola sua descrição e expõe raciocínios criativos, processos de produção e lógicas de mercado enfrentadas pelo designer. O livro tem 172 páginas e seu formato é 15x21cm, com preço sugerido de R$ 54,00 (cinquenta e quatro reais).

Zanini.de.Zanine_nopatio

A influência do pai do autor, o arquiteto José Zanine Caldas, fica clara desde o início na publicação “Zanini de Zanine”. A jornalista e crítica de design Maria Helena Estrada revela, em um dos prefácios, que o pequeno Zanini não tinha brinquedos favoritos. Tudo que a versão crescida daquele garoto se lembra é de passar boa parte da infância no ateliê do pai. “Fico feliz porque cresci vendo a geração do meu pai muito engajada em relação à cultura brasileira e às suas próprias áreas de trabalho. Hoje tento seguir esse exemplo, isso é uma das coisas que mais me dá prazer. A rotina é puxada, com muita responsabilidade, mas me divirto todos os dias fazendo o que faço,” conta Zanini, em um trecho do livro.

Além das lembranças carinhosamente resgatadas pelo designer, o livro permite conhecer a fundo suas duas frentes de trabalho. A primeira, no Studio Zanini, em que desenvolve designs para a produção industrial, e a segunda, no Atelier de Madeira, voltado para uma produção artesanal e mais exclusiva. O livro  acaba por expor, com detalhes, todo o processo criativo de Zanini, partindo de seus raciocínios, inspirações e técnicas, e chegando ao produto final e às lógicas de mercado.

“Considero Zanini um dos grandes designers da nova geração. Ele faz móveis que me surpreendem, percebe o que pode sair de um elemento novo, de cada matéria-prima e tira partido disso de forma magistral”, comenta Sérgio Rodrigues, arquiteto e designer carioca considerado um dos pioneiros na transformação do design brasileiro de móveis.

Serviço:

Lançamento do Livro “Zanini de Zanine” – Editora Olhares em Fortaleza

Happy-Hour com o autor e tarde-noite de autógrafos

Data: 17 de julho (quinta-feira)

Horário: a partir das 17 horas

Local: Loja Ouvidor (av. Santos Dumont, 3621 – Aldeota)

Preço médio sugerido: R$ 54,00 (cinquenta e quatro reais) – www.editoraolhares.com.br/

Evento para convidados

Fotos: Reprodução

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.