Zika vírus e o sexo: Tudo o que você precisa saber

Comportamento|Pesquisas|Saúde|Sexo

Há anos o Brasil se vê envolvido em uma epidemia de dengue e agora testemunha a disseminação de outro vírus, o zika. Inicialmente considerado um mal menor, sabe-se agora que esse vírus pode causar microcefalia em fetos. Fato que desde o ano passado vem causando uma grande preocupação nos brasileiros, mas principalmente para as gestantes. Recentemente, pesquisas comprovaram que o temido Aedes aegypti tem outro aliado involuntário na transmissão da doença: o homem. Fazendo o mesmo papel do mosquito se a mulher estiver grávida, o vírus pode ser transmito para a parceira se o sêmen do homem estiver contaminado.

Todo mundo já sabe que a melhor saída é acabar com o mosquito e que, enquanto isso não acontece, o jeito é usar repelente para não pegar nem dengue, nem chikungunya, nem zika vírus. No entanto, agora que o sexo masculino foi colocado no centro da questão, há outras coisas que você também precisa saber e que o colocam sobre você uma enorme responsabilidade.

Zika vírus 2

– O homem precisa estar com os sintomas da doença para transmitir o vírus através do sexo?

Não, até mesmo porque a zika é assintomática em 80% dos casos. Ou seja, apenas uma em cada cinco pessoas apresenta febre e irritações na pele e nos olhos. “Isso abre um amplo espectro de medidas preventivas”, disse ao jornal The New York Times o chefe de medicina preventiva da faculdade de medicina da Universidade Vanderbilt, no Tennessee, William Schaffner.

– O vírus pode ser transmitido também por sexo oral ou anal?

A ciência ainda não tem uma resposta para essa pergunta, assim como também não sabe se a mulher também pode transmitir a doença para o homem. Por isso, a recomendação é sempre usar preservativo. “Esta situação de emergência em relação ao zika vírus não é por causa do que sabemos, mas por causa do que não sabemos”, disse em entrevista ao jornal The Washington Post, o professor de infectologia da Faculdade de Medicina Tropical de Londres, David Heymann. Segundo ele, sabe-se quase nada do zika, o que torna o problema mais preocupante que o Ebola.

– O homem pode ter algum sintoma que indique a presença do vírus no sêmen?

Não é possível ainda afirmar com certeza por causa do pequeno número de casos, mas nos episódios oficialmente confirmados até agora os homens sentiram dores nos órgãos genitais e havia sinais de sangue no esperma.

Zika vírus 3

– Se o homem tiver zika pode ter alguma outra doença?

A infecção causada pelo zika vírus é benigna, às vezes assintomática e passa em poucos dias. Mas muito raramente – um em cada cem mil casos – ele pode causar a síndrome de Guillain- Barré. Trata-se de uma doença que leva à perda da habilidade de certos músculos em responder aos comandos do cérebro, que por sua vez também recebe menos sinais sensitivos do corpo, perdendo sensibilidade. Tudo isso dificulta muito os movimentos. A doença pode levar meses para desaparecer e em alguns casos pode tornar-se crônica. O problema é que o número de casos da doença vem crescendo muito depressa no Brasil, e provavelmente o zika está por trás disso.

– Quais são as precauções que o homem deve tomar para não contagiar a parceira?

O uso de preservativos (ou abstinência sexual) são as únicas formas de evitar o contágio. “Isso é importante porque, segundo estudos, metade das gestações na América Latina não é planejada”, destaca a infectologista. A transmissão do vírus da zika por via sexual é considerada rara. Nos Estados Unidos, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla e inglês) informou na última semana sobre dois casos de transmissão do zika por relação sexual. Em ambos os casos, dois homens que haviam viajado contaminaram as parceiras. Além disso, há outros quatro casos prováveis nos EUA, bem como investigações sobre 14 outros registros suspeitos.

 

 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter