Quem não se adapta ao mercado, nos dias de hoje, é engolido pelos grandes nomes. Esse fato, no mercado de moda então, é muito mais visível. Quem não se reelabora perante seus concorrentes, acaba ficando pra trás. Por esse motivo nós selecionamos estas quatro grandes marcas que se reinventaram de uma forma tão brilhante, que ganharam as atenções da mídia, e o gosto de seu público. E na moda é preciso muita criatividade para tal feito!
Vivemos em um mundo com acesso á informação de qualidade e muito rápida. Somos extremamente exigentes com o que consumimos. E para uma marca conseguir despertar a sensação de desejo no consumidor, são usados diversos artifícios, como o marketing sensorial, por exemplo, que nos envolve em uma atmosfera de sensações cuidadosamente criada para que nos sintamos confortáveis perante o produto. E essa é só uma das estratégias que os grandes times de marketing, das maiores empresas, lançam mão na venda do seu objeto de desejo.
1 – Pena
A marca de surf wear, que já era estigmatizada dentro do mercado, sentiu a urgente necessidade de se reinventar, para que não sofresse duras consequências num futuro bem próximo. Isso porque seus produtos eram facilmente pirateados e vendidos em feiras e camelôs. Acarretando em um enorme prejuízo à marca por desagregar o valor de seu produto e confundir seu público alvo.
https://www.instagram.com/p/BW2mm5yDeFO/?hl=pt-br&taken-by=penaoficial
A Pena passou por um rebranding, com mudança de logo, reposicionamento no mercado, novas estratégias de venda, redefinição de público alvo e um conceito de imagem super novo. Foi feito um trabalho pesado para que o consumidor visse a marca com outros olhos, como a nova marca que se apresentava. O projeto deu certo. Restabelecida no mercado de surf wear, a nova Pena é um grande caso de sucesso!
2 – Melissa
A famosa marca, de calçados de plástico com cheirinho de chiclete, vive um de seus melhores momentos no mercado. Mesmo sempre tendo o apreço de seu público fiel, a Melissa não conseguia avançar dentro do mundo dos negócios, não tinha tanta visibilidade, mesmo já sendo bem conhecida dos brasileiros, aparentemente apenas um segmento de garotas gostavam de seus produtos.
https://www.instagram.com/p/BUNGFERhFbJ/?hl=pt-br&taken-by=melissaoficial
A estratégia usada dessa vez foi o design. Suas peças assumiram uma roupagem mais moderna para poder dialogar com os desejos do público mais atual. Com essas modificações, meio que sem querer, a marca que sempre produziu calçados femininos, se deparou com um público masculino desejando seus produtos. Melissa não perdeu a oportunidade e atendeu as demandas. Boys conquistados!
3 – Moschino
A grande grife criada nos anos 80 andava um pouco fora dos holofotes, enfrentando baixas nas vendas. A melhor ideia da marca? Chamar Jeremy Scott para ser o estilista da marca. Conhecido por suas ideias novas, modernas, atuais, e o melhor de tudo, por alavancar as vendas. Na Moschino não foi diferente, aliado á um trabalho conjunto com grandes nomes como Madonna e Katy Pery, a marca é uma das mais hype do momento.
https://www.instagram.com/p/BXL76JnhoJ7/?hl=pt-br&taken-by=moschino
Jeremy trouxe o ar fresh, divertido e super vendável, da cultura POP com seus vários elementos desfilados na passarela, a primeira e mais icônica foi a coleção do McDonald’s, na temporada de outono 2014. Ele transformou a identidade da marca, mantendo a irreverência e autenticidade, características herdadas do fundador, Franco Moschino. Quem acompanha a marca sempre fica com aquela curiosidade de saber qual será a inspiração POP para a nova coleção, e isso é sucesso!
4 – Puma
A Puma é uma daquelas marcas que a gente morreu de usar em tal época da vida, e quando vê, meio que desapareceu do mercado. Ela tava lá, meio escondidinha, caminhando no básico, fazendo o arroz com feijão, até que pá! A marca resolveu que precisava se destacar para poder permanecer no mercado de moda. E foi sucesso, a Puma vem sendo destaque há pelo menos dois anos consecutivos, e isso é um ótimo resultado!
https://www.instagram.com/p/BWfUQJ5lYfZ/?hl=pt-br&taken-by=puma
A estratégia de marketing que a marca utilizou para voltar ao cenário da moda foram as parcerias com grandes nomes, como Rihanna. A cantora da ilha de Barbados e a marca de moda esporte criaram a Fenty X Puma, uma das parcerias de esporte de maior sucesso atualmente. A colaboração da diva POP vem rendendo um hype fortíssimo em torno da Puma, o que deu uma ótima visibilidade para a marca!
Nós adoramos quando estas marcas arriscam e apresentam algo totalmente novo pra gente, é delicioso! E você, qual a marca que mais achou interessante?
Fotos: Reprodução.