Os destaques da programação cultural
5 de janeiro de 2021
polêmicas de Anitta
Relembre 10 polêmicas de Anitta ao longo de seus dez anos de carreira
5 de janeiro de 2021

8 erros na decoração que fazem o cômodo parecer menor!

Deixar uma casa ou um cômodo decorado é uma tarefa divertida e prazerosa, não é mesmo? no entanto, existem alguns errinhos de decoração que acabam transformando todo o projeto em dor de cabeça. Por isso, o Pátio Hype preparou para você uma lista com os principais erros na decoração que tiram a amplitude do ambiente, confere aí!

1- Falta de iluminação

Nada de apenas uma lâmpada no centro do cômodo, ok? Muita gente acha que uma simples fonte de luz irá iluminar efetivamente o ambiente, mas quanto maior for o cômodo, mais iluminação ele precisará.

Para evitar esse problema, escolha dois ou três tipos de luminárias e distribua pelo espaço. Dessa forma, a luz irá rebater nas paredes e clarear até os cantinhos mais escuros. Outra boa pedida é utilizar a luz natural para dar mais vida e luz ao cômodo.

2 – Excesso de miudezas

Um dos principais erros de decoração, principalmente em apartamentos pequenos é deixar um cômodo abarrotado de quadros, almofadas e objetos decorativos o que acaba sedo prejudicial para a amplitude do ambiente. Nessas horas, vale prezar pelo minimalismo!

Isso acontece, porque visualmente o espaço fica cansativo. É tanta informação e são tantos detalhes que no final das contas não conseguimos focar em uma coisa só. Por isso, quanto menor o cômodo, menos objetos decorativos ele deve ter.

3 – Cortinas pequenas demais

Independente de onde se encontrem, as cortinas são um item decorativo muito importante para o controle da privacidade e da luminosidade, mas também são peças fundamentais para aumentar ou diminuir a amplitude do cômodo.

A dica padrão é fazer a cortina duas vezes maior do que a janela. Isso garante aqueles franzidos charmosos e impede a impressão de um pé direito baixo.

4 – Tapete do tamanho errado

Nós sabemos que comprar um tapete do tamanho certo não é fácil. Além da infinidade de formas, tamanhos e tecidos o preço também é um dificultador, não é mesmo?

Antes de tudo, é necessário lembrar que o tapete nunca pode ter apenas o tamanho do espaço livre que você quer colocá-lo! Portanto, lembre-se sempre de manter uma margem de segurança de 15 a 20 centímetros a mais para que o tapete fique embaixo dos móveis e dê uma sensação de profundidade ao ambiente.

5 – Móveis encostados na parede

 Um erro muito comum é achar que empurrar os móveis para as paredes aumenta o cômodo. No entanto, o efeito alcançado é o oposto, tendo em vista, que afastar os móveis contra as paredes faz com que o ambiente pareça estar no limite máximo do espaço.

portanto, desgrude tudo da parede, mesmo que por alguns centímetros, dessa forma você irá garantir a amplitude que tanto almeja.

6 – Papel de parede escuro

Quem busca aumentar os espaços deve sempre optar por tons mais claros. Os papeis de parede em tons escuros acabam absorvendo a luz, o que faz com que o ambiente pareça menor do que realmente é.

Ao usar cores claras e suaves, o ambiente fica mais aberto e arejado. Caso deseje usar cores mais escuras, escolha apenas uma parede para dar ainda mais destaque.

7 – Misturar estilos

Antes de sair comprando os artigos de decoração e móveis que lhe chamem a atenção, pesquise por estilos e veja qual deles combina com a sua proposta para o cômodo. O excesso nunca é visivelmente agradável aos olhos.

Portanto, limite-se a um estilo e experimente as combinações que mais lhe atraem.

8 – Falta de planejamento!

Todos os erros citados acimas são causados por falta de planejamento! Para conseguir um ambiente bem harmonizado, amplo e aconchegante é necessário sentar e planejar a melhor forma de desenvolver as ideias.

 As proporções também são extremamente importantes, antes de comprar qualquer coisa, se atente às medidas! Um projeto por exemplo, irá mostrar como o seu futuro cantinho irá ficar e como resultado, você evita comprar um tapete menor do que o necessário ou uma cortina que não encoste no chão.

E aí curtiu? Conta para a gente o que achou aqui nos comentários e lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Agora é só planejar e correr para decorar aquele cômodo que você sempre quis.

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *