Make em tons de laranja!
20 de junho de 2012
Caso da lesma no sanduíche!
20 de junho de 2012

Para muitas mulheres, os sintomas negativos físicos e psicológicos da TPM são fortes, que afetam a rotina produtiva de trabalho, a vida familiar e o convívio com os amigos. Os namorados ou maridos já sabem bem como são esses dias: irritabilidade, cansaço acumulado, insônia, inchaço, falta de paciência e dores de cabeça intermináveis.

Ah! Sem falar nas mudanças bruscas de humor, que fazem qualquer mulher oscilar do choro ao riso em questão de minutos. Isso sim é uma verdadeira montanha russa emocional.

Mas, hoje a cada dia novos segredinhos são revelados e as mulheres têm em mãos cada vez mais opções de triblarem os sintomas da Tensão Pré Menstrual, que abala o sistema nervoso e o emocional das representantes do sexo feminino. Então, O No Pátio mostra algumas dessas dicas para acabar ou amenizar sintomas desagradáveis vindos com a TPM:

Ansiedade
E também manifesta:
• irritabilidade em excesso, muitas vezes por motivos banais, que normalmente não despertariam tanta raiva e falta de paciência.
• agressividade em pequena ou média escala.

Qual é a sua tpm?
Esse é um dos sintomas mais comuns da TPM e que mais atinge as mulheres. O desequilíbrio na produção de hormônios, estrogênio e progesterona,é o principal responsável por essa variação de humor apresentado durante esse período.

Evite ingerir
Café, chá preto, refrigerantes à base de cola, aquele velho e bom chocolate e álcool, claro.

Pode comer
Os alimentos mais ricos em cálcio, como iogurte, leite e queijos. Os que possuem B6, C e E estão liberados.

Vale a pena fazer
Exercícios como alongamento e ioga são excelentes pedidas para aliviar o stress e a irritabilidade.

 

Depressão
E também manifesta:
• desânimo ou falta de vontade em praticar alguma atividade
• tensão fora no comum e, algumas vezes, sem motivos sérios
• choro fácil e sentido. Esse é o tempo da sensibilidade a flor da pele.

Qual é a sua tpm?
Esse é o tipo mais raro de TPM, mas não quer dizer que tenha o efeito mais brando. Essa apatia deixa a mulher cada vez mais deprimida e sem ânimo para viver bem.

Evite ingerir
Café – cafeína não faz bem em momentos de crise como esse – , chá preto, refrigerantes à base de cola, chocolate – mesmo que a desculpa seja afogar as mágoas – e qualquer bebida à base de álcool, que também não vai ajudar em nada na sua melhora.

Pode comer
Alimentos ricos em cálcio são sempre muito bem vindos da dieta da mulher que sofre com os efeitos da TPM, iogurte e queijos devem fazer parte do seu cardápio diário. Os alimentos ricos em vitaminas B6, C e E também.

Vale a pena fazer
Corrida e natação são esportes maravilhosos para o corpo e para a mente. Ajudam a perder peso, reduzir o stress e a ansiedade. Essas atividades fazem com que o corpo libere substâncias capazes de gerar impressão de bem estar.

 

Inchaço
E também manifesta:
• desânimo e falta de iniciativa para interagir com as pessoas
• tensão nervosa, como se estivesse em alerta para tudo
• insônia constante ou aquela que moda variar e deixar o seu ritmo de sono com ciclos.

Qual é a sua tpm?
Esse tipo de Tensão Pré Menstrual ocorre porque o nível de progesterona fica muito elevado a partir da segunda fase do ciclo menstrual e, com isso, o corpo da mulher passa a reter líquidos, causando aquela aparência indesejada por muitas.

Evite ingerir
Refrigerantes, qualquer tipo de alimentos em conserva (como picles, cebolinhas e azeitonas) e comidas muito salgadas, que dão sede e fazem com que você beba mais água do que o seu corpo precisaria normalmente.

Pode comer
Saladas sempre fazem bem! Verduras cruas e frutas diuréticas são ótimas opções para um almoço leve e gostoso. Mamão, maçã, uva, melancia e abacaxi são as melhores!

Vale a pena fazer
Drenagem linfática ajuda muito na redução da quantidade de líquido retido pela mulher durante o período da TPM.

 

Vontade de comer doce
E também manifesta:
• fadiga, que se manifesta no cansaço exagerado e na falta de vitalidade para desempenhar funções básicas do dia a dia.
• tontura quando submetida a movimentos bruscos ou mesmo quando está sentada.
• dores de cabeça constantes e agudas.

Qual é a sua tpm?
Pouco tempo antes da menstruação, essa TPM deixa o corpo muito mais sensível à ação da insulina. Resultado: o nível de açúcar diminui e o cerébro “pede” mais glicose. Isso deixa a mulher com muita vontade de comer doces, como chocolate.

Evite ingerir
Açúcar, chocolate e bebidas à base de álcool. A regra é alimentação simples, natural e saudável.

Pode comer
Alimentos calmantes, com o poder de tranquilizar a mente como o magnésio, além das comidas com ingredientes que contenham vitaminas C e E.

Vale a pena fazer
Substituir o doce por frutas secas e iogurte faz uma enorme diferença nos sintomas apresentados pelas mulheres!

 

 

Fotos: Reprodução

0 Comentários

  1. Além das sugestões acima é bom acompanhar o que rola nas mídias sociais… Vem novidade por aí… Dá só uma olhada em http://www.niili.com.br

    [ ]’s,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *