Muita gente esteve tão ocupado com o Carnaval que acabou deixando a notícia passar em branco no grupo do Whatsapp da Família… Ou no feed do Facebook… Até mesmo entre as postagens do Twitter… Mas ela estava lá: era o rosto de Pabllo Vittar estampando uma nota de R$50. E mais: junto, um texto falando de um projeto da Casa da Moeda enviado à “câmera” de vereadores pedindo que a mudança se tornasse oficial. E agora?
Agora que essa foi uma forma do site E-Farsas provar com facilidade como uma fake news – ou seja, uma notícia falsa – circula livremente pela internet e chega até as pessoas. Porém, chega muitas vezes sem nenhuma informação de ser falsa e claro, sem a fonte, ou seja, a origem de onde partiu aquela informação.
Tudo começou quando o pessoal do E-Farsas, um site famoso por desmentir várias notícias falsas e boatos que circulam pela internet resolver criar uma fake news. Então, com a ajuda de um editor de imagens eles fizeram a tal nota com o rosto de Pabllo Vittar e divulgaram em seu Twitter na última sexta-feira (16).
Gente! Isso é verdade? pic.twitter.com/jrKf0aI16x
— Gilmar Lopes (@efarsas) 16 de fevereiro de 2018
Não demorou para que outros perfis divulgassem a mesma imagem questionando a sua veracidade. Até aqui tudo bem, as pessoas apenas se perguntavam se aquilo era verdade ou mentira… Mas a coisa foi piorando…
parece real amigas eu acreditei pic.twitter.com/apDfuBsp4q
— marílio mendonço (@rodpocket) 16 de fevereiro de 2018
Daí para que grupos do Whatsapp compartilhassem a suposta nota com o rosto de Pabllo Vittar foi um pulo. E ela vinha acompanhada de um textão daqueles culpando o PT e mais um milhão de coisas, atestando que aquilo era a mais pura verdade. Entre os que receberam a tal notícia o que se viu foi uma divisão: alguns acharam a coisa mais engraçada do mundo e outros entraram em desespero.
Alguns sites chegaram a publicar a tal foto com uma nota deixando claro que tudo não passava de um boato, mas o estrago estava feito. Surgiram várias petições na internet, algumas apoiando a mudança, outras condenando-a totalmente. Mas o fato é que em questão de horas o boato se espalhou e ninguém foi atrás de saber realmente de onde aquilo tudo tinha saído, e se havia alguma informação sobre isso nos canais oficiais da Casa da Moeda.
Mas gente, que pegadinha, hein? E como as pessoas se deixam levar pelas notícias sem ter a menor noção se ela é verdadeira ou falsa! Que perigo!!! Mas… cá entre a gente… A nota até que ficou engraçada mesmo! hehehehe
Fotos: Reprodução