Dor de garganta no inverno – Quais as suas causas, como identificar e tratar?
11 de julho de 2018
Truque de Beleza – Óleo de coco antes da maquiagem
11 de julho de 2018

Emmi Pikler – Saiba tudo sobre esse método de educação!

A jornalista Rafa Brites publicou uma foto no seu Instagram do filho Rocco, de 1 ano e 4 meses, indo para a escola. Na legenda, a apresentadora da Rede Globo compartilhou um pouco sobre essa fase do pequeno e como está acontecendo o processo de adaptação, revelando que optou pelo método Emmi Pikler.  Ué, mas que método é esse? Bom, a equipe do Hype te explica tudo logo abaixo. Dá só uma olhada!

1.O que é Emmi Pikler?

Emmi é o nome de uma pediatra da Áustria que estudou sobre bebês de até três anos. Nas pesquisas ela fala da importância do movimento, da experimentação do corpo das crianças de várias formas, esclarecendo que não se deve forçar nenhum movimento, pode ser o simples gesto de sentar, engatinhar ou andar, essas ações devem acontecer naturalmente. O que deve ocorrer é o estímulo a liberdade, adequados para cada idade, pois dessa forma acontece o incentivo para a criança se movimentar sozinha.

Bom, foi então que Emmi entrou na história, ela observou o comportamento das crianças, criou esse modelo de ensino, em que respeita as fases da criança e mantém o foco em dois aspectos: a segurança afetiva e a motricidade livre.

2.Motricidade livre

Esse método auxilia no desenvolvimento da consciência corporal por vontade própria, sem interferência de um adulto, das crianças. Por exemplo, valorizar brincadeiras livres, atividades realizadas no chão, pois os pequenos entendem que estão em segurança e colocam a força compatível com o próprio corpo no chão. Nesse momento, o cuidador entra para dar um suporte na sua segurança, sem interferir na sua movimentação.

3.Segurança afetiva

A segurança afetiva está ligada a relação entre o adulto e a criança, que significa os cuidados diários para se ter com ela. Para o bebê se desenvolver, depende da forma como ele se relaciona com as pessoas e com os objetos, sendo necessário estar de olho nas singularidades de cada um para entendê-los. Ao ser tocada ou ajudada em situações como o banho, essa ligação está ficando mais forte. Ao mesmo tempo que ao facilitar as atividades de vida cotidianas, por exemplo, beber, comer, separar coisas ou vestir a roupa, também ajudam na autonomia do pequeno.

Você já conhecia esse método? Deixe seu comentário logo abaixo para que a equipe do Hype saiba se você gostou ou não, certo?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *