Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza entregam três mil kits esportivos a idosos da Capital
2 de maio de 2017
Maratona Star Wars e filmes com Johnny Depp no São Luiz
2 de maio de 2017

Você já parou para pensar na quantidade de lixo que é produzida todos os dias na sua casa? De acordo com dados do IBGE, quase metade do lixo produzido não tem destino adequado e boa parte dele fica nas ruas sem nem mesmo ser coletado. E o mais interessante é que muitas dessas coisas que são jogadas fora poderiam ser muito bem aproveitadas, mas para isso é preciso mudar o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade.

Já que grande parte do lixo pode (e deve) ser reciclado, que tal fazermos brinquedos com objetos que seriam jogados fora pela gente? Fazer brinquedos com materiais que podem ser reutilizados, além de ser muito divertido, estimula bastante a criatividade da criança. O Pátio Hype esta semana traz ideias bacanas para você fazer brinquedos reciclados em sua casa e o mais legal de tudo, é que eles são bem simples e fáceis de criar. Vamos às dicas!

Jogo de damas

Você irá precisar de:

– 12 tampinhas de garrafa pet de uma cor e 12 tampinhas de garrafa pet de outra cor (Se você não conseguir tampinhas de cores diferentes, pode pintar as tampinhas);

– Papelão, cartolina ou papel velho… (para o tabuleiro);
– Lápis de cor para fazer os quadradinhos do tabuleiro de dama;

brinquedos reciclados 2

Passo a passo:

Recorte a cartolina no tamanho que deseja que o tabuleiro fique e faça o desenho. Lembre-se que jogo de damas tem 32 quadrados na cor branca e 32 de outra cor. Para não se confundir na hora de fazer o tabuleiro, você pode pegar uma imagem do jogo no computador. Em seguida é só posicionar as tampinhas e partir para a diversão!

 

Casinha de caixa de papelão

Você irá precisar de:

– Tesoura ou faca afiada;

– Cola quente;

– Caixas de papelão;

– Cordão;

– Lápis de cor, lápis de cera ou canetinhas coloridos;

– Botões;

– Outros itens decorativos de sua escolha.

brinquedos reciclados 3

Passo a passo:

Pegue a parte superior da caixa que você vai fazer o telhado e corte as abas de papelão frontais e traseiras para montar o telhadinho. Agora passe cola quente na borda do telhado e monte para fixar as telhas de mentirinha de sua casinha de papelão. Agora é hora de começar a decorar sua casinha. Cole enfeites na base e crie os detalhes da casinha de acordo com sua criatividade.

 

Dominó com pedras

Você irá precisar de:

– 28 pedras que sejam um pouco lisas;
– Tinta preta;
– Tinta branca.

brinquedos reciclados 4

Passo a passo:

De todas as dicas de brinquedos reciclados que no No Pátio está mostrando, esta é a mais simples. Basta pintar cada pedra de preto e deixe secar. Depois pinte uma linha branca no meio e os pontos para cada ficha, depois é copiá-las e deixar secar. Agora é só ir brincar à vontade, e sem ter gastado uma grana preta para isso.

 

Avião com caixa de papelão

Você irá precisar de:

– 2 caixas de papelão;

– Tesoura;

– Cola;

– Canetinhas (opcional).

brinquedos reciclados 5

Passo a passo:

Corte as abas da caixa de papelão. Não esqueça de guardar estas abas retiradas. Em seguida, faça um corte arredondado dos dois lados da caixa. Você pode fazer primeiro um lado, e usar a peça recortada como molde para o outro lado. Utilize os dois pedaços recortados para fazer a hélice do avião. Chegou a hora de cortar as abas que você tirou da caixa no início do processo.

As duas abas maiores serão as das laterais e você deve arredondar os lados de cada uma delas. Já as abas menores serão a cauda do avião. Uma delas você deixará como foi cortada, no formato de um retângulo, e a outra você deve arredondar os cantos. Faça um corte nos dois lados da caixa para encaixar as asas do avião. Agora é hora de fazer a parte traseira. Para isso, faça um corte no meio da peça de papelão retangular, e também na outra peça, encaixando as duas. Com as peças que sobraram, é hora de criar a hélice! Com o papelão que sobrou, faça dois pequenos círculos. E depois, basta montar a peça final. Esta pronto! Vale pintar e enfeitar o avião como você preferir.

 

Toda criança adora inventar seus próprios brinquedos, não é mesmo? Então aproveite as dicas de brinquedos reciclados do Pátio Hype  e estimule a criatividade do seu filho. Com isso você economiza e ainda o ensina a ser ecologicamente correto!

 

Fotos: Reprodução.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *