Projeto Domingo com Arte chega a segunda edição neste domingo (13)
10 de setembro de 2015
Sebrae Ceará desenvolve a cultura de inovação com a realização do Startup Weekend
10 de setembro de 2015

Liderança: dicas para o sucesso na gestão de pessoas em sua empresa

Para atender atuar de maneira eficaz no fortalecimento das relações interpessoais no trabalho e aumentar a eficiência nos processos produtivo de modo a atender às exigências do mercado, um bom líder deve desenvolver algumas competências específicas. Em todo ambiente trabalho, podem surgir a qualquer momento situações difíceis e problemas que não foram previstos nos manuais de administração e gestão empresarial, cabendo às figuras de liderança, junto a suas equipes, a responsabilidade sobre as consequências das decisões tomadas.

É uma missão desafiadora, mas que, quando realizada com competência, resulta em uma melhora na produção que promove ganhos além das expectativas, tanto no âmbito financeiro como na qualidade de vida dos trabalhadores.

O No Pátio preparou uma lista com uma série de dicas para você se tornar um líder acima da média. Vamos conferir?

1 – Negócios são ecossistemas

Líderes acima da média encaram os negócios como uma simbiose entre talentos e oportunidades. Eles sabem montar equipes que se adaptam a novos mercados e formam parcerias com outras empresas, clientes e até mesmo concorrentes.

2 – Uma empresa é uma comunidade

É importante enxergar a empresa como um conjunto de sonhos e expectativas individuais conectadas por um objetivo maior. Inspire seus funcionários de modo que eles se dediquem ao seu sucesso pessoal e o da corporação como um todo.

Líder 2

3 – Gestão é serviço, não controle

Estabeleça um objetivo geral e ofereça a autonomia necessária para os colaboradores atingirem metas de forma eficiente. Isso permite que decisões do dia a dia sejam tomadas rapidamente, liberando tempo para pensar na empresa de forma mais estratégica.

4 – Abandone o paternalismo

Trate todos os colaboradores como se eles fossem a pessoa mais importante da empresa. Mas não deixe de estabelecer um padrão de excelência e cobrar que as equipes assumam suas respectivas responsabilidades.

5 – Motivação vem de visão

Um grande líder sabe orientar as pessoas por meio da visão de um futuro promissor. Essa postura é reforçada pelo oferecimento de um ambiente agradável de trabalho e recompensas como participação nos lucros.

 

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *