Esquentando o clima – Guia das preliminares!
25 de maio de 2017
Polêmica: Mallu Magalhães se manifesta sobre acusações de racismo
25 de maio de 2017

Do ano passado para cá, a preocupação com a proliferação do Aedes aegypti, também conhecido como Mosquito da Dengue aumentou consideravelmente. Primeiro, após a descoberta de que ele não era mais o mosquitinho responsável pela propagação da Dengue, mas também transmitia o Zika Vírus e  Febre Chikungunya. Depois, quando foi comprovada a associação entra o Zika Vírus e o desenvolvimento de microcefalia em fetos – com a consequente morte de alguns, o terror desse inseto tornou-se praticamente um pânico geral.

Então, para não depender de venenos perigosos e repelentes químicos, que tal conhecer algumas plantas que são verdadeiros repelentes naturais para ter em casa?

Repelentes naturais6Lavanda
A flor de lavanda, com seu tom delicado de lilás, é extremamente bonita, e seu perfume não há nem o que comentar de tão gostoso que é. E além de linda e perfumada, a lavanda ainda funciona como repelente natural de insetos. Ou seja: casa bonita, cheirosa e sem mosquitos! Perfeito!

Repelentes naturais5Hortelã
As folhinhas refrescantes da hortelã não combatem mosquitos como o Aedes em si, mas são uma mão na roda para evitar que as pavorosas formigas cheguem perto de qualquer cozinha ou mesmo horta. Basta espalhar vasinhos com a erva – ou plantar mudinhas em variados pontos de sua hortinha – e pronto: formiga nenhuma vai se aproximar!

Repelentes naturais4Citronela
Das plantas que funcionam como repelentes naturais, sem dúvidas a citronela é a mais conhecida! Ela é tão poderosa para afugentar qualquer tipo de insetos que existem vários produtos no mercado como repelentes à base dessa plantinha. E o cheiro dela lembra sauna, limpeza, ou seja, ainda deixa a casa com cheirinho agradável de limpinha!

Repelentes naturais3Crisântemo
Quem vê aquela flor tão linda e imponente nem imagina que ela é poderosa contra baratas, percevejos, pulgas e carrapatos. Tenha sempre elas em locais diversos de sua casa: além de enfeitar, ainda vai manter esses insetinhos nojentos bem longe!

Repelentes naturais2Alecrim
Além de repelente de insetos, é um ótimo repelente de gatos! Isso mesmo! O cheiro forte desse temperinho delicioso mantém mosquitos afastados e também afeta o olfato dos gatos. Ótimo para se ter em vasinhos nos quartos – principalmente no das crianças – pois afastam insetos e evitam que os gatos fiquem em contato direto com os pequenos.

Bacana descobrir que existem plantinhas que funcionam como bons repelentes naturais, não é mesmo? vale lembrar que os inseticidas e os repelentes químicos fazem mal não apenas à nossa saúde, mas também afetam plantas, animais e o meio ambiente como um todo. Se tem alternativas mais naturais, por que não usar, não é mesmo?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *