Protetor solar fluido – A beauty trend deste verão
28 de outubro de 2020
terror trash
#30DiasdeHalloween: filmes de terror trash para se assustar (e rir!)
28 de outubro de 2020

Terceira idade – Dicas para preservar a saúde mental!

 Engana-se quem pensa que somente o corpo sofre as consequências do tempo.  É necessário também ter cuidados com a saúde mental, de forma a preservar o bom funcionamento do cérebro, não é mesmo?

Com o crescimento da parcela populacional de pessoas com mais de 60 anos, é importante adotar novas estratégias e condutas para que as pessoas idosas tenham uma melhor qualidade de vida e ganhem mais reconhecimento e respeito dentro da sociedade.

Por isso, preparamos uma lista com os cuidados necessários que você deve ter para garantir um envelhecimento mais saudável.

matéria saúde mental idosos - imagem 1

1- Aproveite as noites de sono!

Ter um sono desregulado não é nada saudável, é necessário dormir entre 7 a 9 horas todas as noites para garantir que o seu cérebro se recupere para um novo dia. Dessa forma, você passará a ter mais energia e bom humor logo no comecinho do dia.

Além disso, a falta de uma boa rotina de sono, a longo prazo, pode levar a diversos problemas ligados a saúde mental, incluindo doenças como a depressão e Alzheimer.

Logo, mesmo que você não tenha esse costume é necessário fazer um esforço para dormir bem.

Matéria saúde mental idosos- imagem 2

2- Faça exercícios para o corpo e para a mente.

Além dos exercícios cognitivos serem essenciais para a saúde do idoso, a prática de exercícios físicos também se faz necessária para melhorar a qualidade de vida da turma da terceira idade.

Vale lembrar, que não é qualquer atividade física! Não estamos falando que você precisa ir para o Crossfit para ser saudável haha. Dê preferência as atividades de baixo impacto como a hidroginástica e a caminhada.

 No entanto, recomendamos que, antes de iniciar sua rotina de exercícios, é importante consultar um médico para descobrir qual a prática mais recomendada para o seu caso.

Matéria saúde mental idosos- imagem 3

3- Tome um probiótico.

As famosas bactérias do bem são responsáveis por exercer uma função benéfica no organismo. Regulando a flora intestinal e evitando que moléculas alergênicas e micro-organismos patogênicos façam mal à saúde.

Esses suplementos alimentares ricos em organismos vivos, auxiliam na sensação de bem estar. No entant0, é necessário conciliar o tratamento com uma alimentação saudável. De forma a garantir ao máximo uma melhor qualidade de vida.

Matéria saúde mental idosos- imagem 4

4- Saia da zona de conforto.

Experimente novas atividades e mantenha a cabeça aberta para novas experiências! Ninguém gosta de ficar preso a rotina e em qualquer etapa da vida, essa “alienação” pode fazer mal.

É necessário se desafiar para aprender coisas novas. Nunca é tarde para aprender a tocar naquele violão que ficou 10 anos acumulando poeira no armário. Vale de tudo, aprenda um idioma, monte um quebra cabeça só não vale ficar parado.

Matéria saúde mental - Imagem 5

5- Não se isole.

É comum o isolamento social na terceira idade. Por isso, é fundamental que você evite essa prática para não dar espaço para a solidão. Se reaproxime da família! Além da companhia, sempre é bom passar um tempinho com quem a gente ama, não é?

Nesse período da vida, ter um lifestyle tranquilo e saudável é uma das coisas mais importantes. Por isso, esperamos que essas dicas possam auxiliar você a aproveitar os seus anos de ouro da melhor forma possível! Comente aqui embaixo o que achou e visite o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. E aí, curtiu?

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *