Tamanho é documento?
29 de março de 2012
Mostra 100% Design no Shopping Del Paseo
29 de março de 2012

Você sabia que o treinamento funcional aliado ao triathlon ajuda na prevenção de lesões musculares, melhora a postura e desenvolve várias capacidades físicas, além de contribuir para um ótimo desempenho e eficiência nas provas de natação, ciclismo e corrida?

O triathlon é uma modalidade esportiva completa no qual o atleta participa de provas sequenciais e ininterruptas, que envolvem respectivamente: natação, ciclismo e corrida. Realizado em espaços abertos ao público, como mares, lagos, ruas ou avenidas, esta atividade é ideal para quem quer adrenalina, agilidade e competição.

Na transição de um exercício para outro, durante a execução das provas, os atletas costumam apresentar desgaste no corpo, pois os movimentos são contínuos e intensos. A maioria quer realizar as provas em menor tempo possível – mesmo que estejam cansados – com a postura inadequada e com lesões musculares.

Muitos praticantes do triathlon costumam fazer exercícios que tem como base o treinamento funcional, que garante a melhora da postura, previne lesões musculares através do fortalecimento dos músculos e desenvolve várias capacidades físicas, como: equilíbrio, força, flexibilidade, resistência, coordenação e velocidade.

Esta atividade é indicada para todas as idades e pode ajudar no desempenho e eficiência dos atletas na realização das provas. O triathlon é apreciado pelos jovens que possuem uma rotina fixa de atividades físicas, alimentação balanceada, preparação e condicionamento.

Enquanto a musculação trabalha os músculos de forma isolada, o treinamento funcional apresenta vantagens. De acordo com o educador físico do Instituto Le Santé, Jorge Marinho, “o treinamento funcional visa trabalhar o maior número de grupos musculares em um mesmo exercício, melhorando a capacidade funcional do corpo e o condicionamento físico”, argumenta.

Para quem tem interesse nesta atividade, os exercícios são focados na utilidade dos músculos. É realizado em circuito, com a ajuda de bolas, halteres, cama elástica e cordas. Aquecimento, agachamento, abdominal com sobrecarga, flexão de braço com flexão alternada de joelhos e repouso ativo são eficazes para uma boa performance dos atletas praticantes de triathlon.

 

 

Serviço
Instituto Le Santé – empresa especializada em fisioterapia
Endereço: Rua Coronel Jucá, 1772 – Dionísio Torres
Telefone: (85) 3181-4422

 

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *