Mais de 1800 adultos foram entrevistados pelo Instituto Americano para comentar sobre as vantagens e desvantagens do Facebook, principalmente sobre o que eles não gostam. A rede social surgiu em 2004, no dormitório de Mark Zuckerberg na Universidade de Harvard e hoje, 10 anos depois, conta com mais de 1,2 bilhão de usuários espalhados pelo mundo inteiro. Eles gastam mais de oito horas por mês com uma atividade que há uma década nem existia.
O instituto Pew Research fez um entrevista com mais de 1800 americanos adultos para saber o que eles pensavam sobre a rede social. Uma das maiores virtudes do Facebook é também um dos seus maiores problemas: poder compartilhar fotos e conteúdo pessoal. Mais de 60% dos usuários listaram o excesso de post como a maior chatice da rede social.
O exagero na quantidade de atualizações incomoda cerca de 36% dos entrevistados e outros 25% disseram que não gostam muito delas. Com porcentagens parecidas, 36% e 22% respectivamente, aparecem quanto a postar coisas ou fotos sobre alguém sem seu consentimento. O problema é maior quando a pessoa é questão é uma criança, sem que haja permissão dos pais, 57% afirmaram odiar essa atitude e 15% disseram não gostar.
Entre as maiores virtudes do Facebook é olhar o perfil de outras pessoas, como fotos e vídeos. É a primeira razão para 47% dos usuários estarem na rede. Apesar dos problemas, estão todos lá, online. Os psicólogos acreditam que o uso excessivo das redes sociais cause depressão, ansiedade, inveja e um “medo de estar por fora” da vida das pessoas.
Fotos: Reprodução